União da Vitória - PR Alterar Cidade

Preocupada em manter disponível o maior número possível de materiais bibliográficos, a Ugv atende às exigências dos conteúdos programáticos das graduações e dos cursos de Pós-graduação da entidade. Atualmente, mais de 40 mil exemplares constituem o acervo.

 

Com essas frequentes atualizações, os alunos realizam pesquisas e buscam informações diariamente. Com a variedade de exemplares, a Biblioteca atende a grande demanda de professores e acadêmicos que visitam o ambiente à procura de um lugar agradável para realizarem suas consultas, sejam estas no acervo bibliográfico ou por meio dos computadores com acesso a internet, os quais facilitam ainda mais a procura pelos materiais.

A Biblioteca possui um acervo que abrange todas as áreas do conhecimento sendo ordenado por assunto de acordo com a Classificação Decimal Dewey – CDD que divide o conhecimento humano em 10 grandes classes.

 

000 – Obras Gerais (Metodologia Científica, Pesquisa, Comunicação/Jornalismo, Computação, Bibliografias, Enciclopédias).

 

100 – Filosofia (Metafísica, Conhecimento, Parapsicologia, Psicologia, Lógica, Ética).

 

200 – Religiões.

 

300 – Ciências Sociais (Sociologia, Demografia, Política, Economia, Direito, Serviço Social, Educação, Comércio, Transportes, Folclore).

 

400 – Filologia e Linguística.

 

500 – Ciências Exatas (Matemática, Estatística, Astronomia, Física, Química, Mineralogia, Geologia, Biologia, Botânica, Zoologia).

 

600 – Ciências Aplicadas (Medicina, Enfermagem, Agricultura, Engenharias, Contabilidade, Administração, Tecnologia, Construção).

 

700 – Artes (Arquitetura, Artes Plásticas, Decoração, Pintura, Desenho, Artes Gráficas, Música, Fotografia e Esportes).

 

800 – Literatura (Teoria e produção literária).

 

900 – Biografia, História, Geografia.

 

A consulta poderá ser feita através Base de Dados disponível na Biblioteca.

Distribuição do acervo:

  • Obras Gerais – Livros, Atlas (exceto geográficos).
  • Obras Raras – Livros, Obras de Referências
  • Periódicos – Revistas, jornais,.
  • Referência – Dicionários técnicos e gerais, enciclopédias, almanaques, guias e manuais.
  • Hemeroteca – Recortes de jornais
  • Especial – Teses, Dissertações, Trabalhos acadêmicos, Seminários e Anais.
  • Multimeios – Fitas de vídeo, CD-ROM, Disquetes, Fitas cassete, DVD.

OBRAS GERAIS

Este acervo é composto por livros e Atlas (exceto geográficos). Este material pode ser emprestado. Este material pode ser foto copiado em parte, respeitando a Lei 9.610 sobre Direitos Autorais.

OBRAS DE REFERÊNCIA

Este acervo é composto por dicionários, enciclopédias, almanaques, guias, glossários. O acesso a este acervo é livre e os materiais estão disponíveis para consulta ou empréstimo local. Este material pode ser foto copiado em parte, respeitando a Lei 9.610 sobre Direitos Autorais.

OBRAS RARAS

Livros, Obras de Referências. Este material não pode ser emprestado.

PERIÓDICOS

Este material pode ser emprestado domiciliar se for do ano não corrente, e para os correntes, apenas empréstimo local. Este material está disponível para consulta e pode ser fotocopiado em parte, respeitando a Lei 9.610 sobre Direitos Autorais.

MULTIMEIOS

Este acervo é composto por fitas de vídeo, CD-ROM, disquetes, fitas cassete e DVD. Este material pode ser emprestado.

ESPECIAIS

Este acervo é composto por Teses, Dissertações, Trabalhos acadêmicos, Seminários e Anais. Este material não pode ser emprestado nem reproduzido.

Aline Zamboni

Aline dos Santos

André Fernando Lourenço Adacheski

Felipe Caribatti David

Gabriella Rodrigues Bigas

Greicy Kelly Cassol

Michelly Letícia Reolon

Pâmella Cristina Brem

Renata Koftun

Stephani Drewnowski

Vitória Almeida Polato

Clique no botão abaixo para fazer o download do Regulamento Interno da Biblioteca Wilhelm Heinrich da Ugv.

Horário de atendimento ao usuário
Segunda a sextas-feiras das 7h30 às 22h30
aos sábados das 8h às 12h.

 

e-mail
Contato: bib@ugv.edu.br

Renovação: bib_renovar@ugv.edu.br

Atendimento ao usuário
É a atividade mais importante realizada na Biblioteca, por ser o elemento fundamental e a razão de ser da Instituição. São prestados os seguintes serviços: orientação aos usuários quanto ao uso da Biblioteca e quanto ao levantamento bibliográfico e normalização de trabalhos acadêmicos.

 

Consultas
Consulta Local a Base de dados – A consulta ao material bibliográfico é de livre acesso, atendendo à comunidade universitária e ao público em geral. Consulta à Internet – Acesso à rede mundial de computadores livre para a comunidade universitária e ao público em geral e também on-line.

CONSULTA A OUTRAS BASES DE DADOS – Acesso a outras bases de dados internacionais e nacionais on-line. Consulta à Internet – Acesso à rede mundial de computadores

 

COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA – COMUT

 

Cópias de artigos de periódicos especializados nacionais ou internacionais, teses, trabalhos publicados em anais de congressos e capítulos de monografias não existentes no acervo da Biblioteca podem ser obtidos por meio dos programas COMUT on-line e BIREME, via internet.

 

Empréstimo

Empréstimo Local – Empréstimo de materiais para uso em sala de aula, requisitado pelo professor. Para os materiais de empréstimo local a multa é de R$ 5.00 por dia e por material que ultrapassar o horário pré-estabelecido de entrega.
Empréstimo Domiciliar – Retirada de material bibliográfico da Biblioteca, de até 5 exemplares, mediante a apresentação da carteira de usuário. O prazo para devolução varia de 5 à 10 dias. Em caso de atraso na devolução a multa é de R$ 1.00 por dia e por material.
O empréstimo de materiais é exclusivo aos usuários que possuem vínculo com a instituição.

 

Reserva de material
Mediante apresentação da carteirinha de usuário, este poderá solicitar a reserva de material, caso não tenha disponível no acervo. Poderá realizar on-line os nos terminais na própria biblioteca. O material reservado só permanecerá na reserva pelo período de 48 horas após a sua devolução.

 

Renovação de material emprestado
Todo material pode ser renovado desde que não possua reserva, na biblioteca, on-line ou pelo serviço especial de renovação pelo telefone apresentando o número de matrícula ou código do livro.

 

PROGRAMA DE TREINAMENTO AO USUÁRIO

Para melhor recepcionar e proporcionar uma maior integração do usuário com a Biblioteca é oferecida uma programação que inclui visitas orientadas e treinamentos.

Converse pelo WhatsApp

whatsapp-icon

Entraremos em contato assim que possível.