MAIORIDADE

 

Alcançamos a maioridade.

 

São 18 anos de história.

 

18 anos transformando pessoas e realizando sonhos!

 

Caminhar entre os prédios do Centro Universitário Vale do Iguaçu é criar perspectivas para o futuro. É saber que a oportunidade de mudar o próprio futuro e a realidade de uma região inteira está na palma da mão. É saber que são 25 cursos que te conduzirão para o sucesso. Basta escolher qual caminho seguir!

 

Com o slogan “Ensino pra Valer e Compromisso Social”, a Uniguaçu conta com um corpo docente qualificado e continuamente preparado para os desafios dentro e fora de sala de aula, a Instituição oferece aos acadêmicos uma ampla estrutura com laboratórios e ambientes que proporcionam a vivência necessária para a formação profissional.

 

Contemplada com vários laboratórios de Saúde, a Uniguaçu também conta com laboratórios voltados à prática em Engenharia e Arquitetura e Urbanismo, laboratórios de Informática, Clínica Escola de Fisioterapia, Clínica Veterinária Escola, Núcleo Social, Centro Agronômico, Centro Esportivo e Fazenda Experimental. Além da vivência real nos diversos campos da graduação e pós-graduação, os acadêmicos sanam a necessidade da população, a qual recebe, na maioria das vezes, atendimento gratuito, fazendo da Instituição um grande agente transformador da realidade social.

 

Não é somente na estrutura que a Uniguaçu se destaca, mas também nos vários incentivos oferecidos aos acadêmicos, entre eles: Fies, Prouni, Mensalidade Flex, Bolsa ISS, Programa Estude, Bolsa Universitária, Bolsa Esporte, Indicação de Aluno, Indicação Plus, Melhor Aluno, Desconto Familiar, Bolsa Estágio/Crie, dentre outras.

 

A Instituição recebe acadêmicos de todo o Brasil. Conta com aproximadamente 4.500 pessoas circulando diariamente por seus corredores. Nesses 18 anos, a Uniguaçu traçou a sua história e hoje se destaca entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil, com índices de qualidade confirmados pelo MEC.

 

Ano a ano, a Instituição aumentou sua estrutura, construindo novos espaços, enfatizando seu objetivo de transformar a realidade de União da Vitória e região com um ensino de qualidade e compromisso social. União da Vitória tornou-se uma cidade universitária, andando de mãos dadas com o crescimento da Uniguaçu.

 

Play

O COMEÇO

 

A história da Uniguaçu teve início no ano de 1999, com o nome de Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu. Tendo como primeiros cursos, em agosto de 2001, Administração com habilitação em Administração Pública, Agronegócios e Marketing, também foi criado o curso de Sistemas de Informação. Em 2002, foram criados os cursos de Educação Física, Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia.

 

Tomando como base o ensino de qualidade e os projetos de extensão desenvolvidos junto às comunidades da região, procurou-se promover a criação e a execução de atividades acadêmicas que visassem a resolução dos diversos problemas no âmbito social, formando profissionais qualificados e capazes de contribuir com o conhecimento à sociedade, modificando realidades.

 

Visando, sempre, o crescimento e a criação de oportunidades para a região, em 2005 foram autorizados os cursos de Direito, Farmácia e Serviço Social. Na sequência, em 2006 foram autorizados os cursos de Medicina Veterinária e Agronomia. Já no final de 2008 os cursos de Biomedicina e de Educação Física (Bacharelado).

 

Em 2013, foram autorizados os cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Psicologia. Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Elétrica foram autorizados no ano de 2014.

 

Após anos de muito trabalho, dedicação e conquistas, em 2019, a Uniguaçu atinge um novo marco, transformando-se em CENTRO UNIVERSITÁRIO VALE DO IGUAÇU.

 

O credenciamento foi obtido mediante solicitação ao Ministério da Educação (MEC), que encaminhou uma comissão avaliadora para verificar e dar um parecer em julho de 2018.

 

A Portaria de credenciamento foi publicada no dia 25 de março de 2019, credenciando as Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu em Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu).

 

Agora, a Uniguaçu tem mais autonomia e responsabilidades, podendo implantar novos cursos e lançar programas de iniciação à pesquisa, sem a necessidade da avaliação do MEC.

 

Entre  acadêmicos de graduação e de pós-graduação, a Uniguaçu possui hoje mais que 4.500 alunos diariamente circulando nos períodos matutino e noturno, com aproximadamente 45% desses vindos de outras cidades da nossa região, promovendo assim um crescimento e desenvolvimento regional não apenas nas Cidades Irmãs e sim ultrapassando as barreiras municipais, regionais e colocando Porto União da Vitória nos mapas estaduais do Paraná e Santa Catarina, além do Nacional, entre as cidades universitárias que possuem além da qualidade de vida, qualidade com excelência no Ensino Superior.

 

A Uniguaçu traçou a sua história e hoje se destaca entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil, com índices de qualidade confirmados pelo MEC. Assim, o crescimento da Instituição é inevitável. Anualmente supera seus limites, aumentando sua estrutura, construindo novos espaços, enfatizando seu objetivo de transformar a realidade de União da Vitória e região com um ensino de qualidade e compromisso social.

 

Esse é o nosso Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu), que não para de crescer!

 

Play

A FORÇA

 

Durante esses 18 anos de história, a Uniguaçu inspirou ainda mais a transformação social em toda a nossa região. A Instituição cumpriu, e cumpre, com sua responsabilidade de promover o “Ensino pra Valer e Compromisso Social”. Além disso, se tornou um modelo de gestão para as empresas ao redor, principalmente por conta da sua isonomia.

 

A Uniguaçu, além de uma Instituição de Ensino Superior, também é uma empresa, a qual conta com mais de 300 colaboradores diretos e mais de uma centena de indiretos. Pode ser considerada como um case de sucesso, devido ao seu crescimento mesmo durante as crises. E o segredo está nas pessoas que trabalham aqui, pois confiam, acreditam e fazem a diferença.

 

É crescendo junto com a comunidade e transformando sonhos em realidade que a Instituição promove mudanças e fortalece o compromisso social aliado ao ensino pra valer. Tomando como base o ensino de qualidade e os projetos de extensão universitária desenvolvidos junto às comunidades da região, procurou-se promover a criação e a execução de atividades acadêmicas que visassem a resolução dos diversos problemas no âmbito social, formando, assim, profissionais qualificados e capazes de contribuir com o conhecimento à sociedade, promovendo, portanto, o desenvolvimento social e regional.

 

 

O professor Ivan de Oliveira foi um dos primeiros colaboradores da Uniguaçu, tendo como sua data de contratação o dia 1º de março de 2002, ou seja, com 17 anos de trabalho na Uniguaçu.

 

Segundo ele, quando chegou em União da Vitória a Uniguaçu era um embrião, uma faculdade pequena e até então desacreditada. “O professor Edson me convidou para vir dar aula e apostou no sonho. Hoje, depois de tantos anos, eu sinto que a Uniguaçu passou pela fase de criança, passou pela fase da adolescência e hoje ela está na fase madura, atingindo a maturidade.”

 

Para ele, a Uniguaçu é como um filho. “Eu me sinto muito bem, eu gosto daqui, eu gosto do ambiente, das pessoas que trabalham aqui. Eu adoro dar aula e o mais importante é quando você chega na sala de aula e vê que os alunos acreditam na Uniguaçu e que ela trouxe uma melhor qualidade de vida para a região.”

 

O professor ainda comenta que no início a Uniguaçu parecia meio isolada e hoje pode-se ver uma região totalmente transformada. A Instituição mudou muito a vida da cidade. “Ela chegou aqui e fez muita gente que estava acomodada se mexer. Ocorreu também uma grande valorização imobiliária, e hoje temos várias opções aos acadêmicos próximas à Instituição.” Para ele a Uniguaçu está na vanguarda, sempre querendo coisas novas, sempre melhorando. “Aqui os sonhos se tornam realidade e isso me deixa muito realizado.”

 

 

Almires Bughay Filho é egresso do curso de Educação Física da Uniguaçu. Ele é o primeiro acadêmico com o diploma da Uniguaçu, registrado sob o nº 001, do livro nº 01, página 01, em 01/07/2006. “É uma alegria muito grande ter sido aluno da Uniguaçu, pois eu tinha o sonho de ser professor de Educação Física, mas como em União da Vitória não havia uma faculdade com esse curso, não apenas eu, mas muitas pessoas vislumbravam que um dia poderia chegar. Quando a Uniguaçu se instalou nós vimos esta oportunidade!”

 

Ele comenta que o curso começou com duas turmas, uma de manhã e a outra à noite, com aproximadamente 50 alunos cada. “Eu cursava à noite, pois trabalhava durante o dia. A maioria da minha turma era formada por pessoas com mais idade, aquelas pessoas que estavam esperando esta oportunidade, que gostavam de esporte, mas que não tiveram antes a oportunidade de fazer a faculdade.”

 

Segundo ele, as primeiras turmas se formaram com licenciatura plena, ou seja, atuavam na docência e também em academias e em outras atividades. “A Uniguaçu faz parte da minha história pois eu pude realizar um sonho. Após formado já realizei uma pós-graduação, aproveitando assim todos os recursos que a Uniguaçu já nos oferecia na época.”

 

O EFEITO UNIGUAÇU

 

O compromisso social fez da Uniguaçu uma incentivadora do desenvolvimento econômico regional. A Instituição acreditou no potencial regional, ultrapassou diversas barreiras, investiu no conhecimento e trouxe para os moradores de União da Vitória e dos municípios vizinhos a oportunidade de realizar um ensino superior na região em que vivem.

 

Foi transformando vidas e realizando sonhos que a Uniguaçu criou raízes no Vale do Iguaçu. Além disso, com os novos investimentos e novos cursos, o mercado imobiliário aqueceu e fez com que as Cidades Irmãs se tornassem um polo universitário.

 


Powered by TSBA.mobi GoogleGraph Wordpress plugin

 

 

 

 

 

Há dezoito anos, surgia a marca de uma instituição que cresceu juntamente com a cidade de União da Vitória, trazendo, em sua essência os traços da região que abrigou a sua sede, avizinhada ao majestoso Rio Iguaçu e permeada de montanhas, assim forjou-se uma marca!

 

A representação das montanhas sobrepostas ao rio em formato de ferradura, abraçam suavemente a estrela que marca a posição exata da nossa Uniguaçu. Eis a constituição de nossa marca.

 

As Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu dão lugar ao Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu), os contornos das montanhas ganharam robustez de um azul harmônico tracejado sutilmente, refletindo-se na tonalidade do rio que junto à montanha amparam a Instituição, representada pela estrela ainda mais brilhante. Reforjou-se a marca Uniguaçu!

 

18 anos

 

São 18 anos construídos por pessoas que acreditaram no potencial da Uniguaçu!

 

Quem sonha com futuro, sonha com educação.

 

Ser professor é muito mais que exercer uma profissão, dar aulas, aplicar e corrigir provas. Ser professor é conduzir e acompanhar, ter o olhar no outro, plantar sua semente. Ser professor é manter-se apaixonado por sua profissão, pelo seu trabalho e orgulhoso de sua dedicação!

 

A UB Educacional foi fundada por professores, com olhar pedagógico e social. Isso serviu de base para a constituição da Uniguaçu e por isso deu certo, pois tudo é pensado na formação do estudante frente à sociedade cada vez mais necessitada de soluções e profissionais dedicados e humanos.

 

FUTURO