União da Vitória - PR Alterar Cidade

REITORIA: Professor Edson Aires da Silva

 

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA: Professor Mateus Cassol Tagliani

 

PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO: Professor Hilton Tomal

 

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, INICIAÇÃO À PESQUISA E EXTENSÃO: Professor João Vitor Passuello Smaniotto

 

PROCURADOR INSTITUCIONAL: Professor Jefferson César dos Santos

A história do Ugv – Centro Universitário teve início no ano de 1999, na cidade de União da Vitória – PR, com o nome de Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu – Uniguaçu. Teve seus primeiros cursos em agosto de 2001: Administração com habilitação em Administração Pública, Agronegócios e Marketing, além de Sistemas de Informação. Em 2002, começou a ofertar os cursos de Educação Física, Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia.

 

Tomando como base o ensino de qualidade e os projetos desenvolvidos junto às comunidades da região, procurou-se promover a criação e a execução de atividades acadêmicas que visassem a resolução dos diversos problemas no âmbito social, formando profissionais qualificados e capazes de contribuir com o conhecimento à sociedade, modificando realidades.

 

Assim, em 2005, foram autorizados os cursos de Direito, Farmácia e Serviço Social. Na sequência, em 2006, foram autorizados os cursos de Medicina Veterinária e Agronomia. E, no final de 2008, os cursos de Biomedicina e de Educação Física (Bacharelado).

 

Em 2013 foram autorizados os cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Psicologia. Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Elétrica foram autorizados no ano de 2014.

 

Após anos de muito trabalho, dedicação e conquistas, em 2019, a então Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu – Uniguaçu atingiu um novo marco, transformando-se em Centro Universitário Vale do Iguaçu – Uniguaçu. 

 

O credenciamento foi obtido mediante solicitação ao Ministério da Educação (MEC), que encaminhou uma comissão avaliadora para verificar e dar um parecer em julho de 2018.

 

A Portaria de credenciamento foi publicada no dia 25 de março.

 

Também em 2019 foi autorizado o curso de Odontologia na instituição e as atividades do curso iniciaram no mesmo ano. Sendo assim, por ato próprio devido à autonomia, são criados mais cursos: Engenharia de Software que iniciou no segundo semestre e os cursos de Ciência Contábeis, Tecnólogo em Estética e Cosmética e Gastronomia que tiveram início no ano seguinte.

 

Pensando na promoção do Desenvolvimento Regional, a Instituição busca ampliar sua área de atuação, depois de muitos esforços e estudos, optou-se pelo credenciamento de uma nova Instituição da mesma Mantenedora na cidade de Canoinhas, no Estado de Santa Catarina.

 

Ano após ano a Instituição foi aumentando sua estrutura, construindo novos espaços, enfatizando seu objetivo de transformar a realidade de União da Vitória e região com um ensino de qualidade e compromisso social.

 

No ano de 2022, ao completar 21 anos promovendo o crescimento e desenvolvimento da região do  Sul do Paraná e Norte de Santa Catarina, o Centro Universitário Vale do Iguaçu – Uniguaçu se atualiza, mais uma vez, e se transforma em Ugv – Centro Universitário

 

No mesmo ano de 2022 o grupo realiza a aquisição da Faculdade e Escola Técnica Dama, também na cidade de Canoinhas, mostra que a Instituição expande seus horizontes e, traçando sua história de sucesso, se destaca entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil, com índices de qualidade confirmados pelo MEC. 

 

Atualmente a Ugv – Centro Universitário mantém 18 cursos de graduação na cidade de União da Vitória – PR, sendo que todos são reconhecidos, e possuem excelentes conceitos nas avaliações do Ministério da Educação, e 13 cursos de graduação, na Faculdade Ugv Canoinhas.

 

Entre  acadêmicos de graduação e pós-graduação, a Instituição possui mais de 4 mil alunos diariamente circulando nos períodos matutino e noturno, com aproximadamente 45% desses vindos de outras cidades da nossa região.  

 

Ano após ano, a Instituição vai aumentando sua estrutura, construindo novos espaços, enfatizando seu objetivo de transformar a realidade de União da Vitória e região com um ensino de qualidade e compromisso social.

 

Essa é a Ugv – Centro Universitário que não para de crescer!

 

Com um olhar que descortina novos horizontes, vislumbra novas conquistas, que acredita no potencial regional para projetar novas concretizações, a Ugv – Centro Universitário ousa, mais uma vez, para continuar realizando sonhos.

Inovando e quebrando paradigmas. Foi assim que os gestores da Instituição viram a oportunidade de buscar um nome mais simples e único. O rebranding da marca foi desenvolvido pela equipe de Comunicação e Marketing da Instituição, que alerta:

Ugv não é uma sigla, é um nome próprio!

 

Reforçando a ideia de que um nome e um logotipo devem representar a “alma” de uma empresa, o novo conjunto traz uma postura mais jovem, dinâmica, simples, criativa e descontraída, características marcantes dos acadêmicos e clima organizacional do Centro Universitário. 

Propositalmente o Ugv não é escrito inteiro em letras maiúsculas, como sugerem as regras gramaticais da Língua Portuguesa para siglas de até três letras.

Em textos deve-se usar Ugv, com somente o U maiúsculo. Já no logotipo, fazendo uso da liberdade artística na criação da nova identidade visual, e considerando que o novo nome “Ugv” não é uma sigla, a tipografia é apresentada toda em letras minúsculas, o que reforça a sensação de simplicidade, atualidade, ludicidade e criatividade.

 

A “pomba” continua

Convictos de que o aperfeiçoamento é o resultado da experiência do passado, o símbolo que acompanha o “ugv” no logotipo se mantém, pois foi criado há 21 anos para a então “Faculdade Uniguaçu”. 

Com alguns detalhes ajustados, o ícone continua sendo a representação das montanhas sobrepostas ao rio Iguaçu, em formato de ferradura, que abraçam a estrela na posição exata da Instituição no mapa, porém, teve seus traços alinhados, com suavização das curvas e cantos pontiagudos.

 

MISSÃO

Ser referência de ensino no sul do Estado do Paraná e norte de Santa Catarina, assumindo o compromisso de promover o desenvolvimento educacional e social da região por meio de um ensino de qualidade em diferentes áreas do conhecimento, integrando a pesquisa à extensão, valorizando, sobretudo, o compromisso social.

 

VISÃO

Consolidar-se como centro de referência e excelência de ensino, iniciação à pesquisa e extensão, participando ativamente, do processo de desenvolvimento regional, se firmando como Centro Universitário e expandindo sua abrangência através da inserção de polos em EaD.

 

VALORES
Autonomia, cidadania, comprometimento social, ética e respeito à diversidade.

 

 

 

A maioridade chegou e com ela todos os resultados obtidos, juntamente com todos os sonhos já realizados. Esta é uma grande reportagem comemorativa, a qual trará aos leitores um pouco sobre a história da Instituição durante os seus 18 anos! Aos que por aqui passaram, agradecemos por acreditarem em nosso potencial.

Embarquem conosco nesta linha do tempo clicando AQUI!

Na noite de sexta-feira, 19 de agosto de 2022, durante o evento em comemoração ao aniversário de 21 anos da Uniguaçu, um anúncio surpreendente marcou, mais uma vez, a história da Instituição: Uniguaçu agora é Ugv!

 

Já consolidada como centro de referência e excelência de ensino, iniciação à pesquisa e extensão, participando ativamente do processo de desenvolvimento regional, firmando-se como Centro Universitário e expandindo sua abrangência, a Uniguaçu agora começa a escrever um novo capítulo.

 

Ao completar 21 anos da sua fundação em União da Vitória, o Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu) apresentou à comunidade o seu novo nome: Ugv – Centro Universitário.

 

“Agora são apenas três letras, capazes de sintetizar toda a trajetória de anos de esforços contínuos para transformar a realidade da região, sempre valorizando o que está em seu slogan, o Ensino pra Valer e Compromisso Social”, explica o reitor da Instituição, Professor Edson Aires da Silva.

 

Confira a matéria completa clicando aqui.

Converse pelo WhatsApp

whatsapp-icon

Entraremos em contato assim que possível.