Saiba o que é o Núcleo Social da Uniguaçu

26 fev

Projetos visam auxiliar acadêmicos e à comunidade da região de União da Vitória

O Núcleo Social foi um projeto idealizado e concretizado no ano de 2014 pelo professor Edson Aires da Silva, na época Diretor Geral da Uniguaçu, e o corpo técnico administrativo da Uniguaçu. O projeto consiste em um centro de atendimento social multidisciplinar, para atender as demandas acadêmicas e sociais da Faculdade.

O Núcleo é composto pelos setores de estágio de alguns cursos, que são: Direito e Serviço Social (Núcleo de Práticas Jurídicas e Serviço Social – NPJSS), Nutrição (Ambulatório de Nutrição), Psicologia (Serviço Escola), Engenharia Civil e Arquitetura (Escritório Modelo – EMEC/EMAU) e o ponto de atendimento do Sebrae.

O Núcleo Social é importante para a tríade “Ensino, Pesquisa e Extensão”.  Ela tem como objetivo aprimorar o aprendizado dos acadêmicos, através do incentivo à iniciação científica, à extensão e à atividades integradoras. Além disso, é um projeto de Responsabilidade Social. Ajuda a promoção social da comunidade local, prestando atendimentos gratuitos a quem necessita na região do Vale do Iguaçu.

Núcleo de Práticas Jurídicas e Serviço Social

O Núcleo de Práticas Jurídicas e Serviço Social Carlos Fagundes – NPJSS é responsabilidade dos cursos de Direito e Serviço Social da Uniguaçu. Ele funciona como um escritório modelo de advocacia e fornece atendimento jurídico à comunidade carente da Comarca de União da Vitória. Abrangendo os municípios de Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Porto Vitória e União da Vitória.

No setor de práticas jurídicas, procura-se desenvolver o treinamento profissional dos acadêmicos. Eles elaboram peças processuais, acompanham audiências, atendem à comunidade e fazem a extração dos problemas para elaboração de medidas de atuação. Também visitam cartórios e demais órgãos da Justiça. Ao mesmo tempo em que os acadêmicos têm essas atividades simuladas, acompanham o nível e a qualidade dos principais concursos nacionais da sua área.

Já o Núcleo de Serviço Social realiza atendimentos para a comunidade com avaliações sociais, encaminhamentos e orientações sobre políticas públicas e desenvolvimento social.

Os acadêmicos de Serviço Social iniciam seu trabalho com a abordagem individual de acolhimento e entrevista social, para constatar com os atendidos sua vulnerabilidade econômica, observar aqueles que necessitam dos serviços prestados pela Uniguaçu para a garantia de seus direitos.

Ambulatório de Nutrição

O Ambulatório de Nutrição tem como objetivo capacitar os acadêmicos do curso de Nutrição para atuação profissional. Eles realizam atendimento a pacientes que não possuem condições financeiras de ter um atendimento nutricional particular. O atendimento visa orientação e educação nutricional para pessoas sadias ou doentes, com elaboração de um plano de acompanhamento nutricional.

Serviço Escola – SEPsi

O Serviço Escola – SEPsi é voltado aos acadêmicos do curso de Psicologia, que possuem espaço para atuar em Psicologia Clínica. Assim, aperfeiçoam seus conhecimentos com a prática antes do final da faculdade.

Os acadêmicos prestam atendimento com psicoterapias individuais, grupos e orientação vocacional, por meio de ensino e pesquisa. O Serviço Escola procura fomentar a transdisciplinaridade em suas atividades. Por meio do incentivo à pesquisa, através da iniciação científica, à extensão e aliadas ao benefício da comunidade local.

Escritório Modelo de Engenharia Civil e de Arquitetura (EMEC/EMAU)

Os Escritórios Modelos de Engenharia Civil (EMEC) e de Arquitetura (EMAU) são de iniciativa dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura, que buscam incentivar a participação dos acadêmicos em atividades de extensão. Os acadêmicos realizam trabalhos voluntários e atendimento à comunidade. Os trabalhos realizados nos Escritórios Modelos são voltados a projetos e atividades de cunho social, sem fins lucrativos. Eles atendem a instituições beneficentes e pessoas que comprovadamente necessitem.

Ponto de Atendimento do Sebrae

O ponto de atendimento do Sebrae foi desenvolvido a partir de um convênio realizado entre o Sebrae e a Uniguaçu. Seu objetivo é facilitar o acesso a informação e orientação em gestão empresarial. Além do desenvolvimento de cursos de capacitação para micro e pequenos empreendedores da região.

Como acadêmicos podem participar das atividades do Núcleo Social?

Os setores de estágio de cada curso realizam suas atividades com alunos que estejam em fase de realização do estágio curricular obrigatório. O projeto pedagógico de cada curso determina a carga horária e as atividades que os acadêmicos deverão exercer.

Durante o estágio, os acadêmicos são acompanhados e supervisionados por professores habilitados. Todas as atividades são registradas e avaliadas pelos supervisores do estágio.

Além de garantir a prática profissional aos acadêmicos, o Núcleo Social da Uniguaçu visa cumprir o compromisso social que a Instituição possui com a comunidade local. Ou seja, capacitar profissionais e oferecer serviços à população.