26 fev
O Núcleo Social foi um projeto idealizado e concretizado no ano de 2014 pelo professor Edson Aires da Silva, na época Diretor Geral da Uniguaçu, e o corpo técnico administrativo da Uniguaçu. O projeto consiste em um centro de atendimento social multidisciplinar, para atender as demandas acadêmicas e sociais da Faculdade.
O Núcleo é composto pelos setores de estágio de alguns cursos, que são: Direito e Serviço Social (Núcleo de Práticas Jurídicas e Serviço Social – NPJSS), Nutrição (Ambulatório de Nutrição), Psicologia (Serviço Escola), Engenharia Civil e Arquitetura (Escritório Modelo – EMEC/EMAU) e o ponto de atendimento do Sebrae.
O Núcleo Social é importante para a tríade “Ensino, Pesquisa e Extensão”. Ela tem como objetivo aprimorar o aprendizado dos acadêmicos, através do incentivo à iniciação científica, à extensão e à atividades integradoras. Além disso, é um projeto de Responsabilidade Social. Ajuda a promoção social da comunidade local, prestando atendimentos gratuitos a quem necessita na região do Vale do Iguaçu.
O Núcleo de Práticas Jurídicas e Serviço Social Carlos Fagundes – NPJSS é responsabilidade dos cursos de Direito e Serviço Social da Uniguaçu. Ele funciona como um escritório modelo de advocacia e fornece atendimento jurídico à comunidade carente da Comarca de União da Vitória. Abrangendo os municípios de Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Porto Vitória e União da Vitória.
No setor de práticas jurídicas, procura-se desenvolver o treinamento profissional dos acadêmicos. Eles elaboram peças processuais, acompanham audiências, atendem à comunidade e fazem a extração dos problemas para elaboração de medidas de atuação. Também visitam cartórios e demais órgãos da Justiça. Ao mesmo tempo em que os acadêmicos têm essas atividades simuladas, acompanham o nível e a qualidade dos principais concursos nacionais da sua área.
Já o Núcleo de Serviço Social realiza atendimentos para a comunidade com avaliações sociais, encaminhamentos e orientações sobre políticas públicas e desenvolvimento social.
Os acadêmicos de Serviço Social iniciam seu trabalho com a abordagem individual de acolhimento e entrevista social, para constatar com os atendidos sua vulnerabilidade econômica, observar aqueles que necessitam dos serviços prestados pela Uniguaçu para a garantia de seus direitos.
O Ambulatório de Nutrição tem como objetivo capacitar os acadêmicos do curso de Nutrição para atuação profissional. Eles realizam atendimento a pacientes que não possuem condições financeiras de ter um atendimento nutricional particular. O atendimento visa orientação e educação nutricional para pessoas sadias ou doentes, com elaboração de um plano de acompanhamento nutricional.
O Serviço Escola – SEPsi é voltado aos acadêmicos do curso de Psicologia, que possuem espaço para atuar em Psicologia Clínica. Assim, aperfeiçoam seus conhecimentos com a prática antes do final da faculdade.
Os acadêmicos prestam atendimento com psicoterapias individuais, grupos e orientação vocacional, por meio de ensino e pesquisa. O Serviço Escola procura fomentar a transdisciplinaridade em suas atividades. Por meio do incentivo à pesquisa, através da iniciação científica, à extensão e aliadas ao benefício da comunidade local.
Os Escritórios Modelos de Engenharia Civil (EMEC) e de Arquitetura (EMAU) são de iniciativa dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura, que buscam incentivar a participação dos acadêmicos em atividades de extensão. Os acadêmicos realizam trabalhos voluntários e atendimento à comunidade. Os trabalhos realizados nos Escritórios Modelos são voltados a projetos e atividades de cunho social, sem fins lucrativos. Eles atendem a instituições beneficentes e pessoas que comprovadamente necessitem.
O ponto de atendimento do Sebrae foi desenvolvido a partir de um convênio realizado entre o Sebrae e a Uniguaçu. Seu objetivo é facilitar o acesso a informação e orientação em gestão empresarial. Além do desenvolvimento de cursos de capacitação para micro e pequenos empreendedores da região.
Os setores de estágio de cada curso realizam suas atividades com alunos que estejam em fase de realização do estágio curricular obrigatório. O projeto pedagógico de cada curso determina a carga horária e as atividades que os acadêmicos deverão exercer.
Durante o estágio, os acadêmicos são acompanhados e supervisionados por professores habilitados. Todas as atividades são registradas e avaliadas pelos supervisores do estágio.
Além de garantir a prática profissional aos acadêmicos, o Núcleo Social da Uniguaçu visa cumprir o compromisso social que a Instituição possui com a comunidade local. Ou seja, capacitar profissionais e oferecer serviços à população.
Converse pelo WhatsApp
Entraremos em contato assim que possível.