Dia do Farmacêutico: Você sabe porque a data escolhida foi 20 de janeiro

31 jan

A escolha de uma data para a comemoração do Dia do Farmacêutico foi marcada por desencontros e várias propostas. O professor Marcos Vieira, coordenador do curso de Farmácia na Uniguaçu, explica que a idéia da criação de um “Dia” partiu do farmacêutico Oto Serpa Grandado, e foi colocada em discussão, pela primeira vez, no dia 7 de janeiro de 1941 quando ele participava de uma reunião na Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) a qual propôs a criação do “Dia do Farmacêutico”. No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia do Farmacêutico. A data foi escolhida em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916.

Considerando a necessidade de unificar a comemoração do Dia do Farmacêutico e por ensejar maior visibilidade e reconhecimento, o Conselho Federal de Farmácia, reconheceu o dia 20 de Janeiro como o Dia do Farmacêutico. Na busca pela valorização e estímulo do profissional farmacêutico, e para que o dia 20 de janeiro seja marcado pelo reconhecimento daqueles que lutam em prol da farmácia, foi criada pelo Conselho Federal de Farmácia.

A entrega da Comenda do Mérito Farmacêutico é realizada durante as comemorações do Dia do Farmacêutico. O Farmacêutico Dr Willy Jung, que dá o nome ao setor de laboratórios de Saúde da Uniguaçu, foi um dos renomados farmacêuticos que já receberam a Comenda. A Uniguaçu, por meio de sua Direção e da Coordenação do Curso de Farmácia, parabeniza a todos os Farmacêuticos pela passagem de seu dia.