União da Vitória - PR Alterar Cidade

Você imagina quantos quilos uma ponte de palitos pode aguentar?

14 jun

Os acadêmicos das Engenharias Civil, Elétrica e Mecânica fizeram alguns testes e os resultados são surpreendentes!

Dentro da disciplina de Estática das Estruturas, os acadêmicos do terceiro período das Engenharias têm o desafio de criar pontes treliçadas, usando apenas palitos de picolé e cola, com no mínimo 1 metro de comprimento e no máximo 1kg. 

As treliças são tipos de estruturas formadas basicamente por união de triângulos, conferindo um peso menor à estrutura, mas suportando cargas interessantes”, explica a professora responsável pela disciplina e coordenadora de Engenharia Civil, Larissa Jagnez.

Depois das pontes construídas, medidas e pesadas, chega a hora do verdadeiro desafio: empilhar anilhas de academia e ver qual grupo conseguiu fazer a ponte mais resistente.

Depois de uma noite de testes com muito nervosismo e adrenalina a cada anilha empilhada e a cada ponte quebrando, as vencedoras foram definidas: 

O primeiro lugar ficou com a ponte criada pela dupla de acadêmicas de Engenharia Civil, Talia Caroline Kachimarek e Beatriz Araújo Cruz dos Santos, que suportou 207kg.

O segundo lugar foi para a ponte que aguentou 195kg, dos acadêmicos de Engenharia Elétrica, Isaias Guilherme de Souza Boruch e Juliano Shadai Bojanovski.

Ambas mantiveram a tradição de serem mais resistentes que as pontes dos anos anteriores, e quebraram o recorde de 2022, quando a ponte mais resistente suportou 190kg, e de 2021, que suportou 160kg.

Essa atividade faz com que a gente coloque em prática os aprendizados da sala de aula, de calcular o tipo de esforço que vai acontecendo em cada barra, e também envolve a criatividade dos grupos e o trabalho em equipe para que a gente tenha uma estrutura mais eficiente”, finaliza a professora Larissa.

 

Converse pelo WhatsApp

whatsapp-icon

Entraremos em contato assim que possível.