Veteranos de Biomedicina encerram ano letivo com atividade social

12 dez

No dia 28 de Novembro os acadêmicos do último período de Biomedicina da Uniguaçu, estiveram participando ativamente da I Semana da Saúde Dom Daniel Hostin, evento realizado pela E.E.B. Dom Daniel Hostin, da cidade de Matos Costa-SC. Na data, os acadêmicos, possibilitaram a mais de 300 alunos e comunidade local, o acesso a testes rápidos de glicemia, aferição da pressão arterial, acompanhamento e enfoque à doenças, que a pouco eram despercebidas pela população.

Segundo a coordenadora da I Semana da Saúde Dom Daniel Hostin, Silvia Mariano da Costa, é preciso inserir a área da saúde dentro da escola, afim de implantar boas práticas de saúde desde a adolescência. Ressalta ainda a importância da prevenção no controle da doença aterosclerótica, principalmente na época escolar, uma vez que o esforço conjunto de profissionais de saúde e pais seja fundamental para qualquer tentativa de promoção de mudanças efetivas para a obtenção dos resultados desejados.

Para André Tarcísio Carneiro, acadêmico do 8º período, o importante é garantir aos alunos, atendimento de caráter preventivo e preservador, democratizando as informações científicas e epidemiológicas, garantindo ampla divulgação dos conhecimentos, programas e projetos da comunidade científica em saúde individual e coletiva, ao alcance da sociedade, por meio de veículos populares, estimulando a discussão crítica e pública de aspectos relacionados à ciência, a educação, tecnologia e saúde.

A semana ainda contou, com palestras, mesas-redondas e fóruns, presididos por acadêmicos de Biomedicina, com os temas, Colesterol Bom versus Colesterol Mal, Gravidez na adolescência, Sexualidade e Diabetes Mellitus. Para a acadêmica palestrante Mayara Justus, é de suma importância trabalhar a gravidez com ênfase em métodos contraceptivos e DST’s, uma vez que segundo dados da ONU, o número de adolescentes grávidas tenha se elevado na última década. Enfatiza ainda, a importância de projetos e ações do curso de biomedicina na área escolar, logo que resulte na divulgação do curso e contextualização de práticas antes apenas vistas em sala de aula. Segundo a acadêmica, a participação do curso de Biomedicina no evento, discorre à um projeto piloto, de aproximação do ensino básico ao ensino superior, o que se mostrou vantajoso para ambas as partes (escola e universidade).

Os responsáveis pela I semana se disseram contentes com os resultados e já planejam a inclusão da parceria com o curso de Biomedicina e demais cursos da Uniguaçu, para o ano de 2015.