12 mar
O auditório da Uniguaçu foi o palco para os acadêmicos do primeiro período do curso de Administração realizar um teatro na disciplina de Comunicação Empresarial, com a professora Juliana Mayorca, colocando em prática os assuntos tratados em sala de aula.
O tema das peças foi a variação linguística no Brasil, em especial o dia-a-dia nas empresas. Segundo a professora, uma das características de todas as línguas do mundo é que elas não são unas, mas apresentam variedades, ou seja, não são faladas da mesma maneira por todos os seus usuários, pois as sociedades são divididas em grupos: os mais jovens e os mais velhos, as diferentes profissões, as regiões do país, as classes sociais e os grupos culturais diferentes, etc.
Os acadêmicos conseguiram distinguir as variantes da linguagem e, de certa forma, imitá-las, de forma a enfatizar a diversidade cultural brasileira e nunca o preconceito linguístico. “É preciso substituir o conceito de erro pelo de adequação. Os alunos perceberam que a variante linguística utilizada deve ser adequada à identidade da pessoa, à situação de comunicação, ao tempo, ao lugar, ao grupo social, etc.” afirmou a professora.
Converse pelo WhatsApp
Entraremos em contato assim que possível.