UNIGUAÇU REALIZA QUARTA EDIÇÃO DO DNA

06 maio

Na última quarta-feira, 05, a Uniguaçu realizou a quarta edição do Dia e Noite de Avaliação (DNA). O simulado semestral funciona como avaliação diagnóstica, sendo uma das principais ferramentas da Instituição para detectar as potencialidades e as fragilidades no processo de ensino-aprendizagem.

Sendo sua quarta edição, o DNA já faz parte do calendário acadêmico, tornando-se uma ferramenta que traça o perfil do curso, da turma e do aluno, mostrando, após os dados analisados e transformados em relatórios qualitativos, o que é preciso ser realizado para que ocorra uma melhora, ou manutenção, da qualidade do ensino. A detecção das fragilidades tem se tornado mais fácil com a realização do DNA, pois é realizado o entrecruzamento dos dados do simulado com os demais dados coletados em outras fontes, como avaliação institucional e avaliações bimestrais, o que gera um diagnóstico completo para que os coordenadores de curso e os professores possam encontrar soluções para sanar os problemas encontrados.

As melhorias e reorganização de matrizes curriculares, planos de ensino e de ementas são realizadas a partir dos resultados apresentados pelo DNA, já que passou a ser uma fonte fidedigna, a qual apresenta a realidade do curso/turma, servindo como documentação comprobatória para justificar tais melhorias e mudanças perante ao Ministério da Educação (MEC)

Desde o segundo semestre de 2015, as faculdades coligadas à Uniguaçu (as quais fazem parte do Grupo UniBrasil), Faculdade Campo Real de Guarapuava e as Faculdades do Centro do Paraná (UCP) de Pitanga, passaram a desenvolver seus simulados no mesmo padrão do DNA e no mesmo dia. Essas faculdades têm cursos equivalentes aos da Uniguaçu, sendo possível a realização de um processo comparativo entres as três Instituições, já que os perfis dos acadêmicos são parecidos. Isso fortalece, ainda mais, o processo analítico possibilitado pela realização de um diagnóstico completo.

Como a prova tem cunho avaliativo diagnóstico, a formulação de todas as questões segue um processo teórico específico, conhecido como Teoria de Resposta ao Item (TRI), a qual se baseia no princípio de competências e habilidades, levando em consideração a resoluções de problemas com base nos conceitos e conteúdos estudados em sala de aula. A coleta dos dados e análises são baseadas neste processo teórico, que possibilita a leitura mais ampla dos resultados, bem como o entrecruzamento de dados, o que leva a uma análise fidedigna e real do processo de ensino-aprendizagem.

O simulado também serve como uma preparação para que os acadêmicos possam realizar concursos públicos nas mais diversas áreas, bem como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), já que no dia da prova é seguido o protocolo padrão de concursos e vestibulares, com horário de início e término, com o fechamento dos portões, ensalamento por ordem alfabética geral (divulgado antecipadamente aos acadêmicos) e a presença de fiscais de sala e de corredor.

A busca pela excelência do ensino superior é constante na Uniguaçu, por isso que se realizam investimentos na estrutura física e educacional, para que se possa, a cada dia, desenvolver o que há de melhor em cada um dos acadêmicos, os quais acreditaram na Instituição como o caminho para a transformação e melhoria de vida. Essa é a principal função do DNA, tracejar o caminho do ensino-aprendizagem da Instituição, a partir de dados reais e análises concentradas na resolução de fragilidades, desta forma o “O Ensino pra valer e Compromisso Social” são fortalecidos sempre.