10 mar
Os artigos foram desenvolvidos pelo Núcleo de Produção de Textos Acadêmico-Científicos da Uniguaçu (PROTAC)
Aconteceu nesta quinta-feira, 9, o lançamento do livro “Reflexões, diálogos e debates a partir da escrita acadêmica: Em busca da inovação”, desenvolvido pelo Núcleo de Produção de Textos Acadêmico-Científicos da Uniguaçu (PROTAC). O livro em formato digital está disponível no site www.uniguacu.edu.br.
O PROTAC surgiu no segundo semestre de 2016, a partir da necessidade de atividades que envolvessem os acadêmicos na produção de textos científicos. O professor Atílio Matozzo, idealizador e coordenador do projeto, explica que inicialmente, o projeto tinha como objetivo mostrar a estrutura e a leitura correta do texto científico. “A ideia inicial era de os alunos produzirem os artigos para serem publicados nas revistas da Uniguaçu, mas nós tivemos um trabalho bem desenvolvido pelos alunos. Em menos de três meses, nós já tínhamos o livro pronto e hoje está consagrado o seu lançamento”, comenta.
O livro é dividido em três partes: Reflexões, Diálogos e Debates que trazem a importância do estudo científico no Ensino Superior. Rodrigo Bartos dos Santos, acadêmico de Engenharia de Produção, autor do capítulo Academia, pesquisa e ciência: uma reflexão ao método, que compõe as “Reflexões”, ressalta a importância da pesquisa para o desenvolvimento social da comunidade. “Normalmente, nós travamos na reprodução do conhecimento. Nós não conseguimos desenvolver nada novo. Não conseguimos fazer a ciência em si e ela sempre deve estar em prol do desenvolvimento social”, comenta. “E o trabalho de pesquisa fez com que eu conseguisse desenvolver o pensamento crítico. Eu, realmente, abri a minha mente para explorar coisas novas e desenvolver meu pensamento crítico”, acrescenta.
Os textos foram escritos por nove acadêmicos e um professor de Ensino Público. A maioria dos autores iniciou no grupo ainda cursando o segundo semestre da faculdade e teve evolução como acadêmico e pesquisador. “No começo eles tinham receio de como escrever um texto acadêmico e em três meses eles conseguiram pegar toda estrutura do texto acadêmico-científico. Foi muito estudo e leitura para a escrita de cada texto”, comenta o professor Atílio. “Durante a fala deles, deu para perceber a segurança de cada um ao falar sobre o seu texto. Falaram como construíram esse texto e se tornaram pesquisadores nessa área”, conta.
A professora Marta Borges Maia, Diretora Geral da Uniguaçu, parabeniza o projeto e ressalta a importância de desenvolver o pensamento crítico do aluno, firmando o compromisso de uma Instituição de Ensino Superior. “Quando pensamos que a maioria dos alunos são do primeiro ano, isso nos deixa muito felizes, por saber que o nosso material humano é muito rico. Eu percebi em cada aluno apresentando seu texto, que eles pesquisaram e buscaram os recursos da instituição, que é a biblioteca, são os professores e todo o suporte fez com as ideias iniciais crescessem”, diz.
Os encontros do PROTAC acontecem aos sábados, às 10 horas, com início em abril. Os interessados devem entrar em contato com o professor Atílio pelo e-mail prof_atilio@uniguacu.edu.br, para agendar uma entrevista. Professores e acadêmicos de outras Instituições de Ensino também podem participar. Para mais informações, ligue (42) 3522-6192.
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