05 set
Nos dias 22 e 27 de agosto, aconteceu o II Encontro de Gênero, Feminismos e Políticas Públicas e a V Edição do Seminário Regional de Combate à Violência Contra as Mulheres, em União da Vitória (PR). O evento foi uma iniciativa do Fórum de Políticas Públicas para Mulheres do Vale do Iguaçu e conta com o apoio das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu (UNIGUAÇU), da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR de União da Vitória), da Pró-reitoria de extensão e cultura da UNESPAR, da APP-Sindicato de União da Vitória, do Coletivo Feminista Mais que Amélias de União da Vitória (PR) e Porto União (SC) e do Grupo Insurgência Feminista de União da Vitória, onde aconteceram várias palestras, debates, oficinas e várias intervenções culturais em União da Vitória/PR.
Na quarta-feira (24), aconteceu no auditório da UNESPAR, a palestra “A experiência do município de Guarapuava na implantação de políticas para as mulheres”, com as palestrantes, Eva Schran de Lima, Secretária Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava (PR); Thalyta Buco Forquim, Assistente Social, Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava (PR) e uma jornalista voluntária da secretaria. Ainda, aconteceu a exposição sobre “Desigualdades Raciais e de Gênero e a Inclusão das Mulheres Negras na Educação e no Mercado de Trabalho: 30 anos de história Brasileira”, com a palestrante Andréa Aparecida Esteves Mendes, advogada e mestra em Desenvolvimento Regional UNC – Canoinhas.
No período da tarde, a IV Sessão do Fórum de Políticas Públicas para Mulheres do Vale do Iguaçu realizou a troca de experiências entre os municípios da região, para proporcionar discussões sobre as questões referentes à violência contra as mulheres, gênero e feminismos. Na tarde, aconteceu a criação de uma comissão para organizar e solicitar um Conselho Municipal de Políticas para Mulheres.
O evento contou ainda com uma tarde para comunicações orais, apresentando trabalhos que possam contribuir com os diálogos estabelecidos em torno das questões que discutam gênero, corpo, sexualidades, políticas ou identidades LGBT, feminismos, masculinidades, violência contra as mulheres e demais temas afins, nos mais variados campos de pesquisa.
O encerramento aconteceu na Praça Alvir Riesemberg com uma Ação pela Vida da Mulheres.
Converse pelo WhatsApp
Entraremos em contato assim que possível.