Uniguaçu lança Núcleo de Produção de Textos Acadêmico-Científicos (Protac)

26 out

Com o pensamento de que o universo acadêmico vai além da sala de aula, dos conteúdos e dos debates e deverá sempre perpassar as paredes das instituições fomentando debates nas mais variadas esferas da sociedade, o professor Atilio Matozzo reuniu 10 estudantes, de todas as áreas da Uniguaçu, para ensinar, durante os encontros do núcleo, aos sábados, como produzir textos acadêmico-científicos. Os integrantes deverão produzir um artigo acadêmico dentro das suas áreas de pesquisa, fazendo relação com as práticas de sala de aula.

Além da produção, acontece um intenso debate sobre a importância da qualidade do texto, da publicação como um todo. Para isso, os caminhos e as formas de publicação são apresentados, e discutidas, nas reuniões do núcleo.

O objetivo central do grupo é formar monitores que deverão, no ano de 2017, realizar oficinas com estudantes e professores para a produção de textos acadêmico-científicos, sob a supervisão e orientação do professor Atilio.

A escolha dos acadêmicos, aconteceu após a sondagem realizada pelo professor durante o ano letivo, levando em consideração que todos os integrantes do grupo apresentam determinação, bom domínio da escrita, interesse e cumprem prazos, o que são pré-requisitos para que a produção acadêmica seja realizada. “No próximo ano, o grupo será ampliado, até porque cada um dos estudantes envolvidos no PROTAC deste ano, deverá fazer oficinas com mais 10 alunos, em cada bimestre, o que somará ao final de cada semestre 200 estudantes aptos a produzem textos acadêmicos e já com uma produção efetiva, já que a avaliação final da oficina será a apresentação e entrega de um artigo acadêmico-científico”, comenta o coordenador do projeto.

Além das reuniões, o PROTAC orienta professores, estudantes e comunidade ao que tange à produção e publicação de textos acadêmico-científicos.

Essa iniciativa faz parte rol de atividades da Uniguaçu para a expansão do conhecimento, por meio do tripé educação, extensão e pesquisa.

Os encontros do PROTAC acontecem aos sábados pela manhã, das 10h às 12h.

14633548_1201856996546498_5318754968585411690_o