Ugv Sedia o 31º Fórum de Docentes e Discentes do CREA-PR e Celebra Conquistas no Prêmio de Extensão Universitária

29 ago

Entre os dias 28 e 30 de agosto, a Ugv – Centro Universitário teve a honra de sediar o 31º Fórum de Docentes e Discentes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR). Este evento, realizado pela primeira vez nas instalações da Ugv, foi marcado por palestras, debates e celebrações dos melhores trabalhos acadêmicos do estado.

A abertura do Fórum, na noite de terça-feira, contou com a presença do Presidente do CREA-PR, Clodomir Ascari, e do Reitor da Ugv, professor Mateus Cassol Tagliani, que deram as boas-vindas aos participantes. Em seguida, os presentes assistiram à palestra “Os Desafios das Profissões na Era Tecnológica”, ministrada pelo consultor Carlos Inácio, que trouxe reflexões relevantes sobre o futuro das profissões de engenharia e agronomia.

Durante o evento, foram expostos diversos trabalhos premiados no “Prêmio CREA-PR de Extensão Universitária”, entre eles, os projetos do curso de Engenharia Mecânica da Ugv, que conquistaram o 1º e 2º lugar na categoria Mecânica. Sob a orientação da professora Rayllana Hort Larsen, os alunos desenvolveram projetos inovadores como “Prótese para um Cachorro em Impressão 3D” (1º Lugar) e “Estudo, Projeto e Construção de Giroscópio Humano” (2º Lugar), que se destacaram entre os trabalhos inscritos. Foram 60 projetos inscritos nesta edição, divididos em nove categorias: Agrimensura, Agronomia, Civil, Elétrica, Florestal, Geologia, Mecânica, Multidisciplinar e Química, avaliados por critérios que valorizam o caráter empreendedor, socioambiental, educativo, acadêmico e profissional.

O Fórum proporcionou um espaço para discussões enriquecedoras sobre inovação, avanços tecnológicos e o papel das universidades no desenvolvimento científico do Paraná. Professores e acadêmicos também participaram de treinamentos e debates sobre fiscalização, ética profissional e a elaboração de projetos pedagógicos.

O evento culminou com a entrega dos prêmios para os projetos de primeiro lugar entre Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e Projetos de Extensão Universitária, celebrando o talento e a dedicação dos estudantes. O acadêmico da Ugv, Luciano Schneider, apresentou o projeto de seu grupo, que conquistou o 1º lugar na categoria Mecânica, comprovando mais uma vez o potencial e a qualidade das pesquisas desenvolvidas na instituição.

Como anfitriã do evento, a Ugv reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica e a formação de profissionais preparados para os desafios do futuro. A instituição agradece a todos os envolvidos no 31º Fórum de Docentes e Discentes do CREA-PR e parabeniza seus acadêmicos e docentes pelas conquistas obtidas. Mais uma vez, a Ugv demonstra seu compromisso com a qualidade do ensino e a inovação.