Ugv realiza XIII Semana Jurídica com palestras e debates sobre temas atuais do Direito

06 set

Entre os dias 2 e 5 de setembro de 2024, a Ugv – Centro Universitário promoveu a XIII Semana Jurídica, um evento que reuniu alunos, professores e profissionais da área para discutir temas relevantes e contemporâneos do Direito. A programação incluiu palestras e rodas de conversa, proporcionando um ambiente de aprendizado e troca de experiências.

A abertura oficial ocorreu na segunda-feira, 2 de setembro, com a apresentação dos resultados da Avaliação Institucional realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), feita pelo Pró-reitor de Pós-graduação, Iniciação à Pesquisa e Extensão e professor de Direito, João Vitor Passuello Smaniotto. Ele destacou as melhorias implementadas com base nas avaliações dos alunos e apresentou os dados do Simulado Dia e Noite de Avaliação (DNA) 2024, além de comunicar sobre a abertura do edital de inscrições do programa de Intercâmbio Internacional da Ugv.

Na sequência, o juiz Dr. Carlos Eduardo Mattioli Kockanny proferiu a palestra “Parcialidade positiva e o juiz na contemporaneidade”, seguido pelo promotor de justiça Dr. Júlio Ribeiro de Campos Neto, que abordou os Princípios Reitores da Doutrina da Proteção Integral.

Nos dias seguintes, os palestrantes Dr. Fernando Deneka, Dr. Daniel Castanha de Freitas e Dr. Décio Franco David discutiram temas como o perfil da advocacia contemporânea, a responsabilidade do Estado em casos polêmicos e Garantismo Penal. Na quarta-feira, a palestra da Dra. Gisele Ricobom aconteceu de maneira virtual e trouxe reflexões sobre os Direitos Humanos em tempos de incertezas, enquanto a Ma. Juliana Bianchini falou sobre Violência de Gênero e o Sistema de Justiça.

Ainda na quarta-feira, uma roda de conversa com o tema provocativo “Quebrando o silêncio: Bela, recatada e do lar? Só se ela quiser!” reuniu profissionais de diversas áreas para debater os papéis de gênero e a autonomia das mulheres. Aline Basquerote (psicóloga policial civil), Jaine Aparecida de Oliveira (professora e pesquisadora) e Letícia Bodanese Rodegheri Marafon (juíza de direito) trouxeram perspectivas ricas e diversas sobre os desafios enfrentados pelas mulheres em diferentes contextos sociais e profissionais, questionando estereótipos e reforçando o poder de escolha das mulheres.

O evento foi encerrado na quinta-feira com uma roda de conversa sobre “Racismo estrutural, entre tanatopolítica e necropolítica: vidas pretas realmente importam?”. O debate contou com o Prof. Dr. André Luan Domingues,  Prof. Dr. Everton Luis da Silva, Prof. Bruna Gabriela Domingues, Prof. Emanueli Bueno da Rocha Baiak e Ellen Naômy Silva (acadêmica de Educação Física da Ugv e membro do Coletivo Social Ubuntu), abordando questões como racismo estrutural e suas implicações sociais. As discussões lançaram luz sobre as desigualdades enfrentadas pela população negra, destacando a importância de políticas públicas para a igualdade racial.

A XIII Semana Jurídica da Ugv ofereceu debates enriquecedores, contribuindo de forma significativa para a formação crítica e social dos futuros profissionais do Direito. O evento reafirmou o compromisso da Ugv em proporcionar uma educação de qualidade, alinhada com os desafios e as questões atuais da sociedade.