União da Vitória - PR Alterar Cidade

Sexto e oitavo períodos de Enfermagem realizam ações educativas nas Unidades Básicas de Porto União em parceria com os Terapeutas da Alegria

02 out

Os acadêmicos do sexto e oitavo períodos de Enfermagem realizaram ações educativas abordando o tema Sífilis. Os acadêmicos estão cursando as disciplinas de Educação em Saúde I e II, que utilizam as metodologias ativas e visam que as pessoas busquem por saúde de forma integral. As ações em saúde realizada pelos acadêmicos têm um significado muito importante por colaborar na reorientação das práticas e saberes das pessoas, trazendo como resultado, a melhoria da qualidade de vida e do fortalecimento da autonomia dos sujeitos.  Com isto, os acadêmicos realizaram pequenos seminários expositivos e dialogados com os usuários do sistema de saúde. A participação dos Terapeutas da Alegria trouxe um momento de descontração bastante musical e também informações importantes sobre a sífilis, tudo transmitido de forma lúdica.  Aproximadamente, 150 pessoas assistiram e interagiram nos momentos das ações que foram realizadas em três unidades básicas de saúde.

A enfermeira Jaqueline Kseniuk, da Unidade Básica de Santa Rosa, falou da importância das atividades. “Acredito que as ações de educação em saúde são instrumentos de trabalho de grande importância para o profissional e acadêmicos de Enfermagem, e somados aos Terapeutas da Alegria, tornou-se um trabalho descontraído e maravilhoso. A equipe da UBS Santa Rosa parabeniza a Uniguaçu e o curso pela iniciativa”, conta.

Já a acadêmica Adriane Pechibilski, uma das Terapeutas da Alegria, comenta, “ser terapeuta da alegria é transmitir através de sorrisos e simplicidade as informações de forma acessível para  a população, demonstrando que ensinar também  exige humanização, proximidade com as pessoas, sorrisos e acima de tudo amor pela área da saúde”.

Para a professora Ana Paula H. Sosa, que ministra as matérias, fala da importância de aproximar a Instituição da comunidade.  “É muito importante esta aproximação entre a faculdade e a comunidade local, uma oportunidade interessante de sair da sala de aula  e divulgar informações de forma responsável e descontraída para a população”, conta.

Para o usuário do serviço de saúde, o senhor Luiz , a forma lúdica deixou as informações mais leves. “Eu achei  bom receber tanta informação de forma tão alegre, nem vi a hora passar,  parabéns para o posto que trouxe esta novidade e para a  faculdade e alunos que tiveram  esta boa iniciativa”.

Converse pelo WhatsApp

whatsapp-icon

Entraremos em contato assim que possível.