Saúde Sustentável: Acadêmicos de Farmácia e Agronomia promovem extensão universitária interdisciplinar no Limeira

29 abr

Aconteceu no último domingo, 24, na comunidade do bairro Limeira, uma oficina de fabricação de horta vertical feita com garrafas Pet. A ação faz parte do projeto de extensão universitária intitulado Assistência Farmacêutica Comunitária, que tem levado diferentes ações acerca da educação em saúde à comunidade do bairro.

Durante a confecção da horta vertical, os participantes do projeto receberam informações sobre compostagem caseira e cultivo de hortaliças, do acadêmico Carlos Henrique de Ávila, do nono período de Agronomia. Além disso, foram abordados sobre as propriedades terapêuticas das plantas medicinais, ministrados pela acadêmica Ana Maria Baptista Lopata, do nono período de Farmácia.

A professora Elaine Ferreira, responsável pelo Projeto de Extensão do Curso de Farmácia, ressaltou a importância da contribuição dos acadêmicos nas comunidades.

“Trata-se de um movimento incrível entre comprometimento acadêmico e receptividade da comunidade, através da proposta de pequenas mudanças que eles levam do projeto para dentro de cada casa, isso é maravilhoso!”, comenta.

A professora também destacou o quanto a interdisciplinaridade contribui com o desenvolvimento do projeto, tanto para a comunidade, quanto para o crescimento dos acadêmicos. “Todos ganham com esse método de ensino”, conclui. Ao final das explanações, cada participante recebeu mudas de diferentes plantas medicinais e hortaliças, que foram plantadas nas hortas verticais confeccionadas.