Professor do curso de Farmácia publica livro de atenção farmacêutica
O professor Alexandre Silva lançou nesse ano o Manual de Atenção Farmacêutica na Hipertensão Arterial, que visa os profissionais farmacêuticos que pretendam desenvolver atividade de acompanhamento de pacientes que utilizam medicamentos para tratamento de doenças crônicas, a exemplo de hipertensão arterial (pressão alta).
O Manual apresenta um formulário para auxiliar no processo de anamnese e intervenção farmacêutica. Este acompanhamento deve seguir algumas etapas estabelecidas no método Dáder. O Método Dáder baseia-se em obter informação sobre os problemas de saúde e sobre a farmacoterapia do paciente para ir elaborando a história farmacoterapêutica. A partir da informação contida na história, elaboram-se os estados de situação do paciente, que permitem visualizar o “panorama” sobre a sua saúde e o seu tratamento em distintos momentos, assim como avaliar os resultados da farmacoterapia. Em consequência da avaliação e da análise dos estados de situação, é estabelecido um plano de atuação com o paciente, onde ficarão registradas todas as intervenções farmacêuticas que se considerem oportunas para melhorar ou preservar o seu estado de saúde.
O professor e autor comenta que este manual foi iniciado durante a pós -graduação em didática e docência no ensino superior na IES Uniguaçu, em 2009. Na época, a fim de atender a uma necessidade no campo de estágio, o professor teve a ideia de desenvolver material didático que pudesse dar suporte para o desenvolvimento de habilidades e competências para o exercício da assistência farmacêutica conforme consta nas diretrizes curriculares do curso de farmácia desde 2002.