Professor de Agronomia da Uniguaçu tem artigo publicado em revista internacional

21 jan

Esta semana o professor do curso de Agronomia da Uniguaçu, Bruno Vizioli, teve seu artigo publicado em uma revista internacional. A revista “Soil & Tillage Research” é voltava a pesquisa e desenvolvimento em preparo do solo e tráfego de campo e sua relação com o uso da terra, a produção agrícola e o meio ambiente.

O artigo publicado pelo professor Bruno tem como título “Effects of long-term tillage systems on soil physical quality and crop yield in a Brazilian Ferralsol”, em português “Efeitos dos sistemas de preparo a longo prazo na qualidade física e na produtividade das culturas em um Latossolo brasileiro”.

O trabalho faz parte da sua tese de doutorado, que foi conduzida na região dos campos gerais entre Ponta Grossa (PR) e Castro (PR). “O artigo foi publicado em inglês seguindo uma tendência da ciência, para que todos possam ter acesso. Basicamente ele fala sobre o preparo com sistemas de preparo de solo, que são também muito adotados na região de União da Vitória (PR). Foi mensurado o efeito desses sistemas de preparo na compactação do solo e a relação dessa compactação com a perda de produtividade das culturas”, complementa Bruno.

O trabalho foi feito em parceria a Universidade Federal do Paraná e a Universidade Estadual de Maringá, levando assim também o nome do Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu) para a comunidade científica em diversos cantos do Brasil e do mundo.

A Uniguaçu e o curso de Agronomia parabenizam o professor pelo trabalho realizado e também pela conquista de tê-lo publicado em uma revista de renome internacional.

Confira aqui o artigo.