Prefeitura de Bituruna lança aplicativo criado por acadêmicos da Uniguaçu

10 abr

A equipe de acadêmicos da Uniguaçu vencedores da 1ª edição da Maratona de Programação Hackathon, realizado em outubro de 2018 no município de Bituruna (PR) em parceria com o Sebrae, teve seu projeto lançado no município. Eles foram os desenvolvedores do aplicativo para a Prefeitura, onde os alunos irão comprar seu material escolar.

O professor Rodolfo Kuskoski, do curso de Sistemas de Informação, juntamente com os acadêmicos Daniel Volanick do curso de Engenharia Civil, Jéssica Fernanda Chaves, Nubia Gabrieli Kukla e Rodrigo Balaban Zbytkowski do curso de Sistemas de Informação, apresentaram soluções para uma gestão inteligente do projeto proposto no evento, evidenciando a inovação, educação e empreendedorismo.

Eles criaram o “Poupe-up”, sistema que apresenta uma solução lúdica e que prioriza todas as etapas do processo, respeitando cada particularidade das fases escolares, para que o aluno tenha acesso integral ao conhecimento sobre o empreendedorismo, um dos principais objetivos do projeto, além de fazer a gestão dos seus créditos na compra de seu próprio material.

O evento foi motivado pelo projeto Empreende Bituruna – Material Escolar, que, segundo a prefeitura, “tem como objetivo fomentar nos alunos um comportamento empreendedor de maneira lúdica”, através da inovação no modelo de entrega dos kits escolares, em que os próprios alunos podem fazer a aquisição de seu material através da moeda fictícia nominada “bituruneca”.

Este projeto promove a compra do kit escolar para cerca de 1.500 alunos da rede municipal de ensino. Com o aplicativo, os alunos, após conquistar suas moedas através da realização de atividades em sala de aula, frequência escolar, leitura e outras ações, vão poder comprar online seus itens. Estão disponíveis itens básicos como cadernos, caneta, lápis, régua, borracha, massinha e tinta guache, e a novidade são as mochilas e estojos. Esses novos itens terão um valor mais alto e unidades limitadas, incentivando o aluno a acumular mais Biturunecas.

#Uniguaçu2019 #SebraePR #Hackathon