União da Vitória - PR Alterar Cidade

Poder Judiciário faz parceria com a Uniguaçu

12 maio

A fim de promover maior acesso da população à justiça, o poder judiciário da comarca de união da vitória, através do Cejusc, com a adoção de métodos consensuais para a solução de conflitos na fase pré-processual.
 

Detalhes do convênio, que será celebrado no próximo dia 4 de junho, entre o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e a Instituição, foram discutidos pela dra. Jeane Carla Furlan, Juíza de Direito do Juizado Especial e Coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de União da Vitória (Cejusc), e a dra. Marilucia Flenik, professora dos Cursos de Direito, Serviço Social e Psicologia da Uniguaçu.
Trata-se de estabelecer uma cooperação interinstitucional visando possibilitar o acesso da população à justiça, de forma ampla, através de orientação jurídica, por meio de métodos consensuais de solução de conflitos. A parceria entre o Poder Judiciário e a Uniguaçu possibilitará a formação e o treinamento dos professores e acadêmicos, na prática da mediação, criando-se uma cultura de paz social.
 

Conforme a docente, Marilúcia, o Cejusc contará com a colaboração dos acadêmicos da Uniguaçu, que desenvolverão atividades de conciliação e mediação pré-processual. Antes de ajuizar a ação, ocorrerá a mediação, podendo ocorrer um acordo, que será homologado pelo Juiz e será lei entre as partes, o que implica na solução rápida do conflito.
 

“O avanço da cidadania brasileira passa pela inovação proposta, uma vez que o incremento da educação leva a maiores reivindicações no que tange aos direitos subjetivos das pessoas humanas. A sociedade civil deve aprender a solucionar suas divergências, mediante as práticas autocompositivas, especificamente à mediação e conciliação na fase pré-processual, prevenindo a judicialização de conflitos através de métodos consensuais”, completa a doutora Marilúcia.

Converse pelo WhatsApp

whatsapp-icon

Entraremos em contato assim que possível.