União da Vitória - PR Alterar Cidade

Oficina Culinária de Plantas Alimentícias não Convencionais é realizada na Uniguaçu

29 out

A Oficina Culinária de Plantas Alimentícias não Convencionais aconteceu no sábado, 20. Esta atividade faz parte do projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da acadêmica do curso de Nutrição, Suelen Cristina Sampaio.

As Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC) são aquelas plantas endêmicas que são pouco conhecidas e seu uso é inexplorado na culinária. Na oficina foram abordados sobre o conhecimentos e consumos destas plantas, pois apesar de serem comestíveis, não são utilizadas frequentemente pela população como alimento, mesmo com seu baixo custo.

Na oficina os próprios participantes realizaram as preparações com beldroega, dente de leão, flor da capuchinha e do hibisco, folhas da batata doce, azedinha, tanchagem, picão preto e picão branco. Todos tiveram preparações rápidas e fáceis para ser implementadas realmente no dia a dia como na panqueca, no arroz, na farofa, no suco, no chá e em forma de saladas.

As vantagens do uso dessas plantas é a maior diversidade de nutrientes, contribuindo tanto para a economia local quanto regional, dando subsistência para comunidades rurais e mantendo sua cultura. As plantas não são de difícil cultivo e de maneira sustentável tem baixo impacto na agricultura, associada à conservação ambiental.

Essas plantas também podem fazer parte de pratos mais elaborados como pães, geleias, bolos, entre tantas outras variedades e formas com diversas plantas como a ora-pro-nóbis, o peixinho, as folhas da amora e as flores do ipê amarelo. Para que haja o uso correto, é importante sempre pesquisar sobre as plantas, preferir as mais conhecidas e analisar a forma de preparo, pois existem algumas espécies que obrigatoriamente necessitam ser cozidas para eliminar alguma substância tóxica. Além disso, é preciso cuidar com a quantidade consumida, em razão do ácido oxálico.

#Uniguaçu2018 #Nutrição

Converse pelo WhatsApp

whatsapp-icon

Entraremos em contato assim que possível.