11 ago
Inscrições para o Desafio Universitário Empreendedor podem ser feitas a qualquer tempo. Participação é gratuita e aberta a estudantes universitários
A Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, realizada no Brasil pelo Sebrae, revelou em 2013 que metade dos empreendedores brasileiros tem até 34 anos de idade. São jovens, a maioria deles ainda na universidade ou recém-graduados, que resolveram abrir mão de carreiras convencionais e criar suas próprias empresas.
Pensando nesse público, o Sebrae desenvolve o Programa Desafio Universitário Empreendedor, uma competição nacional que tem como objetivo estimular, entre jovens empreendedores, as primeiras noções de gestão de negócios. Ao longo dos próximos meses, serão lançados 10 novos jogos que, junto aos outros 10 já disponíveis, permitirão aos participantes acumular pontos e se destacarem na competição.
A primeira de uma série de novidades no Desafio Universitário Empreendedor, o SuperEcoBamboo, já foi incluída na última semana. O jogo foi desenvolvido pelo grupo Funbites Game Mechanics, de Goiás, formado por quatro apaixonados por games: os programadores João Bertolino e Karolina França, o ilustrador e designer de interfaces Gustavo Camargo e a ilustradora Michelle Santos.
No SuperEcoBamboo, o jogador vive a experiência de administrar uma pequena empresa de produtos artesanais feitos de bambu. “Planejamos o jogo para desenvolver o interesse sobre todas as etapas produtivas, desde a captação de recursos, até a produção e a distribuição dos produtos”, afirma João Bertolino.
O grupo Funbites conquistou, em maio, o primeiro lugar, entre 10 premiados, na 2ª edição do Concurso de Desenvolvimento de Jogos, promovido pelo Sebrae. Foram mais de 400 inscritos, sendo 73 habilitados a concorrer. Os 10 ganhadores do concurso assinaram com o Sebrae um termo de cessão para que os games possam ser disponibilizados gratuitamente na plataforma de jogos do Desafio Universitário Empreendedor.
Em novembro desse ano, serão anunciados os 108 estudantes melhores colocados no Desafio Universitário Empreendedor. Aqueles que alcançarem maior pontuação vão receber prêmios como: tablets, smartphone, viagens nacionais para a final presencial em Brasília, em dezembro, e uma viagem internacional para conhecer centros de empreendedorismo.
“Uma das missões essenciais do Sebrae é estimular o espírito empreendedor no Brasil”, afirma Luiz Barretto, presidente do Sebrae Nacional. Segundo ele, abrir o próprio negócio tem se tornado uma alternativa cada vez mais atraente para os brasileiros. “Esse pode ser um caminho interessante para muitos jovens, desde que se preparem para atuar com qualidade no mercado. O Desafio Universitário Empreendedor estimula atitudes que serão úteis até mesmo para quem não quiser abrir uma empresa no futuro. Planejamento e capacitação contínua são atributos profissionais que vão fazer diferença positiva em qualquer ambiente de trabalho”, ressalta.
Para participar das classificatórias estaduais do Desafio Universitário Empreendedor, é necessário se inscrever e acumular pontos até o dia 31 de outubro. As inscrições podem ser feitas, a qualquer tempo, aqui no site. A participação é gratuita e aberta a estudantes de qualquer curso de universidades credenciadas pelo Ministério da Educação. Quem se inscrever depois de 31 de outubro pode concorrer nas competições dos próximos anos.
Quem está participando mas não indicou professor pode editar o jogo e informar: Romildo João Lisbôa (Nome do Professor);
romildo@lisboa.adm.br (e-mail do Professor). Para quem está jogando e não informou faculdade precisa indicar a Uniguaçu.
fonte: Sebrae
Converse pelo WhatsApp
Entraremos em contato assim que possível.