União da Vitória - PR Alterar Cidade

Música como atividade cultural em evento do CELU

30 jun

O Centro de Línguas da Uniguaçu (CELU) realizou no dia 28 de maio o II Intervalo Cultural com a apresentação do Quarteto Instrumental da Orquestra Municipal de União da Vitória. O CELU irá realizar periodicamente esse tipo de atividade, para que os acadêmicos, professores e funcionários tenham contato com os mais diversos processos culturais que permeiam a nossa sociedade.
 

A apresentação relacionada à música foi escolhida por ser uma arte multifacetada e dificilmente encontraremos alguém que não goste de música.
 

A palavra música procede do vocábulo “musa”, do grego significa inspiração, poesia, harmonia e encanto. É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Atualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento social que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte.
 

A criação, a performance, o significado e até mesmo a definição de música variam de acordo com a cultura e o contexto social. A música vai desde composições fortemente organizadas a improvisadas. Pode ser dividida em gêneros e subgêneros, contudo as linhas divisórias e as relações entre gêneros musicais são, muitas vezes, sutis, algumas vezes abertas à interpretação individual e ocasionalmente controversas. Dentro das artes, a música pode ser classificada como uma representação, um processo sublime, um espetáculo.
 

Para sujeitos de muitas culturas, a música está extremamente ligada à sua vida. Expandiu-se ao longo dos anos, e atualmente se encontra em diversas utilidades não só como arte, mas também como processos participantes do meio militar, educacional ou terapêutico (musicoterapia). Além disso, tem presença central em diversas atividades coletivas, como os rituais religiosos, festas e funerais.
 

Há evidências de que a música é conhecida e praticada desde a pré-história. Provavelmente a observação dos sons da natureza tenha despertado no homem, através do sentido auditivo, a necessidade ou vontade de uma atividade que se baseasse na organização de sons. Embora nenhum critério científico permita estabelecer seu desenvolvimento de forma precisa, a história da música confunde-se com a própria história do desenvolvimento da inteligência e da cultura humana.

Converse pelo WhatsApp

whatsapp-icon

Entraremos em contato assim que possível.