Grupo de Teatro Perdidos no Palco participa do Circuito de apresentações do espetáculo “MEU FANDANGO PARANÁ SHOW”, em parceria com o SESC-PR

10 out

O Grupo de TEATRO PERDIDOS NO PALCO da UNIGUACU, em parceria com o SESC (PR), desenvolveu nos meses de setembro e outubro, o Circuito de Apresentações do espetáculo “MEU FANDANGO PARANÁ SHOW”.  Durante o período, informações sobre a cultura do fandango foram repassadas a um público de aproximadamente 300 crianças, na faixa etária de 07 a 14 anos, das escolas públicas da cidade de União da Vitória.

Ficha técnica da Peça Teatral:

Fandango é o conjunto de várias danças de natureza popular, conhecidas como “marcas”.  Atualmente, ele está integrado ao folclore brasileiro, principalmente o do sul do país, e seus movimentos e gestos causam profundo impacto nos que testemunham esta coreografia.

Estas danças desembarcaram nas praias paranaenses pelas mãos dos portugueses açorianos, que detinham forte inspiração da cultura espanhola, aproximadamente em 1750. O fandango passou então a integrar as comemorações do Intrudo, o ancestral do Carnaval. Durante quatro dias os dançarinos, chamados de “folgadores” e “folgadeiras”, praticavam os mais diversos bailados – entre eles o Anúncio, Chimarrita, Tonta, Caranguejo, Vilão do Lenço, Sabiá, Marinheiro, Xarazinho, Xará Grande, entre outros – e consumiam o tradicional Barreado, mistura de carne e toucinho.

“MEU FANDANGO BRASIL SHOW”, comédia escrita pela professora Ana Paula Hupalo Sosa, é uma obra que mistura atualidade com a história do fandango no Estado do Paraná. Existe no enredo, uma mescla de personagens atuais como o “Silvio Sonso”, que comanda um programa de auditório cujo o foco é trazer alguns casais de etnias açorianas, alemães, poloneses e ucranianos que dançam o fandango em uma competição animada. Sendo este casais julgados por um renomeado grupo de jurados representados pelos personagens Claudia Leite em Pó, Michel Bocó e Lulu Santinho. Durante a apresentação são mostrados instrumentos musicais como, rabeca e adulfo, usados para sonorização do fandango em todo o Paraná.

Elenco: Serineu Pinto, Andrieli dos Santos ,Tuani Tibes, Tais Tibes, Thais Stuit, Jaqueline  de Andrade, Marciele Riskowski, Leticia Budiniak, Kathleen Fiedler , Giovane Zarpelon.

Som e Voz: Alceu do multimeios da UNIGUACU.

Direção e produção: Ana Paula Hupalo Sosa

Construção de Figurinos e Adereços: Secretaria de cultura de Cruz Machado e acadêmica Bianca Lustosa.

Produção: Grupo de teatro PERDIDOS NO PALCO / UNIGUACU em parceria com SESC -PR

Total de apresentação: nove escolas de UVA-PR.

Público Alvo: Crianças dia faixa etária de 07 a 14 anos.