Farmácia Escola da Uniguaçu

01 out

A inovações nos mais diversos campos de conhecimento transformaram a educação nos últimos anos, trazendo a necessidade de reflexões sobre o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem no Ensino Superior. Pensando nisso, a Uniguaçu sempre se preocupou em manter a qualidade de ensino, focando em projetos e políticas de desenvolvimento educacional que tenham, em sua essência, a prática efetiva dos conhecimentos construídos e compartilhados em sala de aula, o que faz com que todos os seus cursos de graduação sejam delineados a partir desse parâmetro.

Com isso, o curso de Farmácia sempre tem repensando o perfil do seu egresso, bem como a formação de seus estudantes, levando em consideração a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva como parâmetros centrais do desenvolvimento de todas as suas atividades, integrando o lema da Instituição, Ensino pra Valer e Compromisso Social, à formação dos profissionais de Farmácia.

A Farmácia Escola Uniguaçu servirá para ampliar os campos de estágio, o desenvolvimento de pesquisa e extensão, além da integração teórico-prática, a vivência profissional por meio da prestação de serviços farmacêuticos à comunidade interna e externa à Uniguaçu, procurando assim, correlacionar a realidade social com as discussões a atividades acadêmicas, ao mesmo passo que leva a universidade atuar e interagir com a comunidade de forma mais efetiva.

O projeto de implementação da Farmácia Escola foi desenvolvido com base na criação de uma equipe multidisciplinar que levou em consideração as legislações em vigor, bem como as necessidades do curso de Farmácia, da Faculdade e da comunidade.

A estrutura física ficou pronta no final do primeiro semestre de 2017, sendo já utilizada para algumas aulas no início do segundo semestre, mas em setembro é que efetivamente o trabalho, ainda de forma interna, apenas com acadêmicos, começou a ser realizado. Na sequência, seguindo o cronograma de atividades, a Farmácia Escola passará a atender a toda a comunidade, via encaminhamentos do Sistema Único de Saúde, bem como por meio do Núcleo Social da Uniguaçu.

O atendimento será no Núcleo Social da Uniguaçu, na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 3425, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30.