Estágio Supervisionado de Saúde Coletiva: Um novo campo de estágio da Fisioterapia

18 ago

O curso de Fisioterapia agora conta com uma nova oportunidade, o estágio em saúde coletiva. Durante o Estágio Supervisionado de Saúde Coletiva, em apenas 2 semanas de atividade os alunos desenvolveram ações que beneficiaram aproximadamente 100 pessoas. Iniciando no dia 07 de agosto, a convite da equipe do Posto de Saúde do Bairro Rio d´Areia, estagiários do oitavo período do Curso de Fisioterapia desenvolveram uma série de exercícios e orientações para gestantes e puérperas. Após palestra ministrada pelo enfermeiro André Luis Schutze.

Os alunos realizaram orientação e prescrição de exercícios específicos para pacientes hipertensos, no Posto de Saúde do Bairro Rocio, no dia 11 de agosto. O encontro HIPERDIA já é rotina nos postos de saúde de União da Vitória. Porém esse foi um pouco diferente.

Após palestras ministradas pela nutricionista Valdeci Aliot da Costa e pela enfermeira Jane Carla Becker os alunos tiveram contato direto com os pacientes realizando exercícios direcionados em grupo, orientações e avaliações individuais.
Ainda no dia 12 de agosto, foi a vez do grupo de tabagistas. Os estagiários realizaram juntamente com os pacientes exercícios de alongamento, relaxamento da musculatura acessória da respiração e fortalecimento muscular.

E em 15 de agosto a participação dos alunos foi tanto no Posto do Rocio como no do Rio d´Areia. O Dia D é promovido com o objetivo de desenvolver ações como vacinação e atenção à Saúde do Homem. Foram transmitidas informações à esse público alvo.
Além das ações em grupo, os alunos realizaram visitas domiciliares no Bairro Rocio e traçaram o perfil dos pacientes que ali residem. Os pacientes que apresentaram maior limitação de mobilidade serão atendidos pelos estagiários em suas residências.

Conforme a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Giovana Ilkiu, frente ao empenho demonstrado pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 8ª região/CREFITO-8 visando sempre a atualização do profissional de Fisioterapia, de acordo com o perfil epidemiológico da população, ações de enfrentamento às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT´s) vem sendo realizadas pelos estagiários do oitavo período do Curso de Fisioterapia da UNIGUAÇU.

“O Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva supervisionado pela Fisioterapeuta Dra Bárbara Camila Flissak tem como objetivo, proporcionar aos alunos uma vivência diferenciada além da focada apenas na reabilitação, mas também na prevenção. A população que mais necessita de informação foi e ainda será atendida durante todo o ano letivo. E mais uma vez a Uniguaçu cumpre com seus objetivos: Ensino pra valer e Compromisso social”, comenta a coordenadora.