05 maio
O Centro Universitário Vale do Iguaçu comemorou junto do egresso do curso de Direito, Tiago Prechlhak Ferraz, o resultado do 42º Concurso de Ingresso na Carreira do Ministério Público de Santa Catarina, para o cargo de Promotor. Ferraz colou grau em fevereiro de 2015 e desde então vinha se dedicando aos concursos públicos.
A primeira prova do Concurso foi realizada em setembro de 2021 e foram aprovados 236 candidatos. Em novembro do mesmo ano, foram aplicadas as provas de Direito Penal, Direito Processual Penal e Execução Penal (Grupo I) e de Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito da Infância e Adolescência e Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos (Grupo II).
O concurso é formado por etapas, sendo processos seletivos preambulares objetivo e discursivo, Prova de Tribuna e Prova Oral. A última etapa aconteceu entre os meses de março e abril deste ano e o resultado foi divulgado no dia 12 de abril. Segundo o concurseiro, cada uma das etapas exige habilidade diversa, adaptação nos estudos e treinos para as provas.
“Estudar para concursos, como os de Promotor de Justiça, Defensor Público e Juiz de Direito, exige bastante tempo e dedicação. É uma maratona, não uma corrida de 100 metros. Demanda que o candidato seja bastante disciplinado para conseguir ter um bom conhecimento sobre toda a matéria”, afirma.
Segundo Ferraz, além do conhecimento que se obtém durante os cinco anos de graduação, o concurso exige uma base razoável sobre inúmeros ramos do Direito e ênfase nos assuntos que têm maior pertinência com a carreira escolhida. “Ninguém precisa ser um gênio para passar em concursos. Qualquer pessoa que seja disciplinada e tenha dedicação acaba passando, cada um no seu tempo. O essencial é não desistir e seguir em frente. Focar no objetivo e acreditar na jornada”.
Sim, para ele o estudo para concursos é uma jornada, em que cada um tem os seus obstáculos próprios para superar e se dedica na medida de suas possibilidades. Para conquistar o resultado final merecido, Ferraz criou uma rotina de estudo de cinco horas diárias, seis dias da semana, durante seis anos, além da jornada normal de trabalho.
“Acordava às cinco da manhã para estudar antes do expediente e continuava depois do trabalho até tarde da noite. Além disso, nas últimas semanas antes de cada prova, tirava férias para poder estudar o dia inteiro e conseguir ficar minimamente preparado”, conta o egresso.
Afinal, estar preparado é essencial para passar em concursos concorridos, como este, que segundo divulgação no site do Ministério Público de Santa Catarina, foram 6.123 candidatos inscritos, sendo 116 para vagas reservadas a pessoas com deficiência e 529 para concorrer às vagas reservadas a pessoas negras.
Ferraz foi um dos 35 habilitados que chegaram ao final do processo seletivo, ficando em nono lugar. “O mais importante é a consistência e saber que ninguém passa na primeira vez. São várias reprovações até que a sua hora chegue – eu mesmo reprovei em muitos – e, mesmo nas provas nas quais obtemos êxito, o sentimento comum é de que não estamos preparados”, ressalta.
O futuro Promotor de Justiça Substituto toma posse amanhã, dia 6 de maio, no auditório do Edifício Sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis-SC.
Sobre o Curso de Direito
O Curso de Direito do Centro Universitário do Vale do Iguaçu é o único na região sul do Paraná e norte de Santa Catarina que possui o Selo OAB Recomenda, uma certificação que busca destacar os cursos jurídicos que efetivamente têm qualidade no país.
No Brasil, segundo dados do Ministério da Educação (MEC), existem 1.896 cursos de Direito aptos a funcionar, no entanto, apenas 10% das graduações jurídicas no país são, de fato, recomendadas pela entidade de classe. Ou seja, o Centro Universitário do Vale do Iguaçu está na lista dos 192 cursos agraciados com o Selo de Qualidade OAB Recomenda.
Dessa forma, o Centro Universitário Vale do Iguaçu reforça a sua missão de ser referência de ensino no sul do estado do Paraná e norte de Santa Catarina, assumindo o compromisso de promover o desenvolvimento educacional e social da região por meio de um ensino de qualidade em diferentes áreas do conhecimento.
Aqui é ensino pra valer e compromisso social em todas as fases da graduação!
Converse pelo WhatsApp
Entraremos em contato assim que possível.