DNA 2022: Centro Universitário Vale do Iguaçu divulga o resultado do Simulado Preparatório

23 jun

Ensalamentos no saguão, horário para fechamento dos portões, carteiras identificadas, provas seladas, fiscal de sala. Essas são algumas das regras que quem realiza um concurso ou processo seletivo precisa seguir.

No dia 4 de maio, os acadêmicos puderam usufruir dessa experiência com o XII Simulado Dia e Noite de Avaliação (DNA), do Centro Universitário Vale do Iguaçu.

A prova aconteceu tanto no período matutino quanto no período noturno para os acadêmicos de todos os cursos, e teve duração mínima de uma hora e máxima de três horas. Depois de dois anos de forma remota em função da pandemia, esse ano o evento retornou presencialmente, com participação expressiva de 88% dos estudantes da Instituição.

“Foi muito legal ver a movimentação que se dá nos corredores antes de começar. Poder ver o ânimo no olhar deles, uma certa ansiedade de estar presencialmente ali simulando um ambiente que certamente encontrarão na vida profissional”, conta o Pró-Reitor de Planejamento e Administração, Prof. Hilton Tomal.

O DNA funciona como avaliação diagnóstica, sendo uma das principais ferramentas do Centro Universitário Vale do Iguaçu para detectar as potencialidades e as fragilidades no processo de ensino.

Além disso, o simulado é uma maneira de preparar o acadêmico para provas de concurso públicos ou privados, ou testes seletivos, equiparando todo o processo da prova ao que realmente é.

“O DNA é uma simulação de um concurso público que a gente propõe aos nossos estudantes passarem durante a vida acadêmica, para poderem, quando egressos, ao participarem desses concursos, já terem tido essa experiência aqui com a gente, dentro da Instituição”, complementa o Vice-reitor e Pró-Reitor Acadêmico, Prof. Mateus Cassol Tagliani.

Por que o DNA é importante?

O DNA tornou-se uma ferramenta que traça o perfil do curso, da turma e do aluno, mostrando após os dados analisados e transformados em relatórios qualitativos o que é preciso ser realizado para que ocorra uma melhora ou manutenção da qualidade do ensino.

“O simulado tem um viés extremamente pedagógico, que nos traça um diagnóstico dos cursos e de como está nosso sistema de ensino. Nos dá resultados muito produtivos para que possamos trabalhar com os coordenadores e seus respectivos colegiados, a fim de ajustar as imperfeições em nossas disciplinas, ementas e matrizes”, finaliza o Prof. Mateus.

O resultado

Além de todo o conhecimento adquirido durante o simulado, os resultados do exame levam em consideração o desempenho individual do acadêmico e geram um conceito final, de 3 à 5, que é convertido em bonificações e benefícios na semana de provas.

Os acadêmicos que atingirem o conceito 5 em escala semelhante à utilizada pelo MEC, terão direito a um ponto em todas as disciplinas no segundo bimestre do primeiro semestre de 2022.

Quem atingiu o conceito 4, tem direito a escolher três disciplinas para ganhar um ponto. E aqueles que tirarem conceito 3, poderão escolher uma disciplina para ganhar um ponto neste semestre.

Além disso, no dia da formatura, o(a) estudante que tiver obtido a melhor média histórica do DNA ao longo da graduação, é contemplado(a) com uma bolsa de estudos para a Pós-Graduação na Instituição.

Os acadêmicos que participaram do simulado podem acessar suas notas conceitos no edital 14/2022 e 15/2022, disponíveis aqui no site da Instituição

Confira como foi o DNA 2022 nos nossos registros fotográficos e também no vídeo que está em nosso canal no YouTube.