União da Vitória - PR Alterar Cidade

Direito marca presença no XI Simpósio Nacional de Direito Constitucional

09 jul

Inúmeros docentes e discente do curso de Direito da Uniguaçu participaram, nos dias 01, 02 e 03 de maio, do XI Simpósio Nacional de Direito Constitucional, promovido pela Academia Brasileira de Direito Constitucional – ABDConst e realizado no Teatro Guaíra, em Curitiba.

Evento de maior magnitude no cenário jurídico-constitucional brasileiro, o Simpósio congrega alunos, professores, pesquisadores e profissionais de outras áreas jurídicas em torno dos mais pontuais e impactantes temas da atualidade. Por essa razão, diga-se, muitos dos presentes puderam não só participar de discussões pontuais mas, igualmente, dialogar diretamente com juristas de mais elevado nível no cenário nacional, como, por exemplo, os Ministros Luiz Roberto Barroso e Gilmar Ferreira Mendes, do Supremo Tribunal Federal e o Professor Lenio Luiz Streck, ícone da discussão hermenêutica no país.

Para Karol Kowalczuk, acadêmica do terceiro período do Curso de Direito, o Simpósio foi de relevância ímpar para as trajetórias acadêmicas dos que estiveram presentes. “Ao tempo em que questões vistas em sala de aula eram especificadas, os palestrantes comprometiam alunos e profissionais da área jurídica no constante trabalho de aperfeiçoamento do direito constitucional”, diz. Esse efeito era já esperado, como lembrou João Vitor Passuello Smaniotto, professor de Direito Constitucional da Uniguaçu, o qual ressaltou também o fato de muitos alunos que foram ao simpósio se sentirem agora instigados a seguir carreira jurídica na academia. “Ver o trabalho dos pesquisadores no Simpósio permitiu a muitos alunos ver que pesquisar em direito não só é importante como, também, uma ótima carreira jurídica”, comenta o docente

Vale lembrar que a Uniguaçu no escopo de oportunizar aos seus alunos e profissionais um ambiente acadêmico de excelência, tem mantido um estreito vínculo com a ABDConst, notadamente através de um contínuo fluxo de trabalhos e seminários, como aconteceu na abertura do presente semestre letivo, quando o Dr. Marco Aurélio Marrafon, presidente da Academia Brasileira, juntamente com o Dr. Ilton Norbert Filho, Secretário Geral da mesma instituição, vieram a União da Vitória para uma série de conferências específicas sobre direito Constitucional.

Procura-se, assim, manter um nível de ensino e aprendizagem impar no contexto acadêmico brasileiro, fazendo jus não apenas ao conceito cinco do curso no ENADE mas, também, ao vetor institucional da Uniguaçu enquanto gestora do curso jurídico: ensino para valer, completa João Vitor.

Converse pelo WhatsApp

whatsapp-icon

Entraremos em contato assim que possível.