Direito abre atividades do ano com Aula Magna

24 fev

O Curso de Direito da Uniguaçu abre o ano letivo de 2014 com a realização de sua Aula Magna, que aconteceu no Cine Teatro Luz, proferida pelos Professores Doutores Ilton Norberto Robl Filho e Marco Aurelio Marrafon.

O evento, que é simbólico para o inicio dos trabalhos acadêmicos e para recepção daqueles que ingressam este ano no Curso de Direito, conta também com a participação de egressos e demais profissionais da área jurídica. Através de aulas como esta, ressalta o Professor Alexandre Nicoletti Hedlund, coordenador do Curso de Direito, a comunidade jurídica se mantém atualizada e, sobretudo, envolve-se diretamente com os centros nacionais de excelência na pesquisa e no debate crítico do direito, em particular a Universidade Federal do Estado do Paraná e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro, às quais os Professores convidados se vinculam.

O evento marca também o lançamento da terceira edição da Revista Direito & Deriva, com a publicação de trabalhos de pesquisa realizados por docentes e discentes da Uniguaçu no último ano, fato que reafirma o compromisso da instituição com o desenvolvimento do saber jurídico e com a ampliação do debate científico acerca da normatividade e da prática forense: “Trata-se da materialização do trabalho intelectual realizado ao longo do ano de 2013 que, agora, é apresentado em sessão solene à comunidade jurídica.”, aponta João Vitor Passuello Smaniotto, professor de Direito Constitucional e Editor da Direito & Deriva.

Ainda, há que se contabilizar que a Aula Magna marca a formalidade de assinatura de convênio com a Academia Brasileira de Direito Constitucional – ABDConst, diretamente vinculado ao propósito de ampliar a troca de saberes e o fluxo de discentes e docentes entre as duas instituições.

E diz-se formal porque, especificam os Professores Fábio Roberto Kampmann e Fernando David Perazzoli, há anos já se desenvolve um intenso diálogo entre a Uniguaçu e a ABDConst, seja com a presença de Professores desta em seminários e semanas jurídicas acadêmicas realizadas em União da Vitória, seja com a apresentação de trabalhos de pesquisa de Professores da casa na sede da ABDConst, em Curitiba.

Deste modo, a assinatura do convenio entre ambas se mostra, em verdade, como o aprofundamento e consolidação de relações já existentes, as quais permitem, com a formalização, que alunos e alunas da Uniguaçu recebam incentivos e descontos para participar, nos dias 01, 02 e 03 de maio,em Curitiba, do XI Simpósio Nacional de Direito Constitucional.