05 out
O objetivo do Projeto é avaliar o consumo de álcool pelos acadêmicos e verificar a evolução do consumo durante os anos de graduação
Em muitas festividades universitárias observa-se um grande consumo de bebidas alcoólicas com predominante destaque para a ingestão de cerveja e bebidas destiladas. Alguns estudos têm sido realizados referindo-se exclusivamente ao consumo de substâncias no Brasil e revelam que o álcool é a substância mais ingerida pelos jovens, seguida pelo cigarro, maconha e estimulantes, o que pode demonstrar um fator de risco para a adesão de outros comportamentos de perigo à saúde, por exemplo, beber e dirigir, relação sexual desprotegida, violência e suicídio.
A Uniguaçu juntamente com o curso de Nutrição está desenvolvendo o Projeto de Extensão sobre o Consumo de Álcool por Acadêmicos. A acadêmica do oitavo período do curso, Juliane Cordeiro, sob a orientação do coordenador do curso, Wagner Ozório D’Almeida, e dos professores Lina Sant´Anna e Daniel Gonzales, está realizando a coleta dos dados com todos os acadêmicos da Uniguaçu.
O questionário Alcohol Use Disorder Identification Test (AUDIT) foi desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde e é um dos modelos mais utilizados em todo o mundo para a detecção de grupos de risco e rastreamento do consumo inadequado de álcool em amostras clínicas e da população geral.
O objetivo do projeto é avaliar o consumo de álcool pelos acadêmicos e verificar a evolução do consumo de álcool durante os quatro ou cinco anos de curso. Após a coleta de dados será realizada uma campanha para prevenção e conscientização do consumo de álcool com a participação do curso de Serviço Social. Também serão realizados alertas sobre a questão legal do consumo de álcool em parceria com o curso de Direito.
Converse pelo WhatsApp
Entraremos em contato assim que possível.