Curso de Nutrição da Ugv realiza Jornada Acadêmica com minicursos, palestras e confraternização

02 set

Entre os dias 27 e 29 de agosto de 2024, o curso de Nutrição da Ugv – Centro Universitário realizou a sua Jornada Acadêmica, um evento enriquecedor que contou com uma série de minicursos e palestras voltadas para o aprofundamento teórico e prático dos futuros nutricionistas. O quadro de palestrantes foi formado por egressos do curso, que retornaram à instituição para compartilhar seus conhecimentos e experiências.

Na terça-feira, 27, a programação foi marcada por uma série de minicursos simultâneos, que abordaram temáticas fundamentais para a formação dos alunos. Bruna Peixoto, nutricionista, conduziu um minicurso sobre “Alimentação Infantil: como superar as dificuldades alimentares e aumentar a adesão ao plano alimentar”, explorando estratégias práticas e pedagógicas para melhorar a nutrição entre crianças.

Caroline Vogel aprofundou a temática “Nutrição na Terceira Idade”, focando nas abordagens nutricionais para o cuidado com idosos.

No minicurso “Nutrição Coletiva”, o profissional Guilherme Augusto Przybysz discutiu o papel do Nutricionista na merenda escolar. E o professor Marcos Vieira, Mestre em Bioquímica, realizou um minicurso sobre Gastronomia Molecular, revelando a ciência por trás da arte culinária.

A segunda noite do evento foi dedicada à palestra “Da privação à liberdade: a jornada para uma alimentação consciente e intuitiva”, ministrada pela nutricionista Liliane Grein Beuther.
Liliane é graduada pela Ugv – Centro Universitário e Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Univali, com foco em microbioma humano. A palestra trouxe reflexões profundas sobre a relação com os alimentos, e a importância de ouvir as necessidades do corpo para evitar o desequilíbrio nutricional.

Já na noite de quinta-feira, 29, o nutricionista Guilherme Castro, egresso da Ugv e representante da Medical Saúde, ministrou a palestra sobre Suplementação Hospitalar, abordando a importância da nutrição de precisão no ambiente hospitalar para a recuperação dos pacientes. Após a palestra, a jornada acadêmica foi encerrada com uma confraternização especial entre professores e acadêmicos.

A Ugv – Centro Universitário agradece a todos os palestrantes e profissionais envolvidos por compartilhar seus conhecimentos e experiências. Temos certeza que o evento proporcionou aprendizados valiosos para nossos alunos, os preparando para os desafios da carreira nutricional!