30 maio
No dia 17 de maio, o curso de Enfermagem realizou a tradicional cerimônia da passagem da lâmpada, organizada pelo sétimo período. A organização do evento faz parte da disciplina de ADM II, ministrada pela professora Marly T. Della, coordenação e colegiado do curso.
A lâmpada é considerada um dos símbolos da Enfermagem. Como objetivo do evento, os alunos do sétimo período transmitem suas experiências, responsabilidades, luz, reflexão, e principalmente mostram a importância da profissão para os estudantes do quinto período, enfatizando o cuidado ao ser humano, que é o objetivo final do “ser enfermagem”. A chama de fogo contém simbolismo milenar e a passagem da lâmpada de um acadêmico para outro demonstra a continuidade da assistência de enfermagem.
Com a presença de familiares, amigos e professores, os alunos do curso de Enfermagem se emocionaram e puderam compreender a característica fundamental da profissão que escolheram, da sucessividade da observação e do cuidar para a cura e para a vida.
No início da cerimônia, recuperou-se a história da enfermeira que deu origem ao rito de passagem. “Na Guerra da Crimeia, Florence Nightingale, enfermeira da alta sociedade, com seu trabalho conseguiu reduzir o número de mortos entre os feridos em combate”. Todas as noites, a enfermeira percorria os dormitórios com uma lâmpada a óleo para ver os pacientes, por isso ficou conhecida como a “A Dama da Lâmpada”.
Tais simbolismos acompanham ritualisticamente os momentos marcantes do curso de enfermagem, e eternizam a profissionalização da assistência de enfermagem como uma das mais nobres profissões da vida moderna.
Acendendo as lâmpadas, o sétimo período do curso “passou” a luz oferecendo para o quinto período lindas lamparinas, uma a uma, trazidas pelos colegas de turma. Participaram desse ritual 32 alunos do quinto ano e 27 do quinto. A coordenadora do curso Milena Schmitz Gomes e a professora da disciplina de ADM II elogiaram todo o grupo. “Todos os alunos são muito responsáveis. Agradecemos a dedicação de cada um deles”.
Durante o evento foram feitas várias homenagens emocionadas aos professores, quee também contou com a participação do frei Pedro que abençoou todos os presentes, destacando a importância de ser enfermeiro. “Não é fácil ser um bom enfermeiro. É necessário ter compaixão e amor para despertar o desejo de fazer algo pelo cuidado ao próximo”.
A Enfermagem da Uniguaçu começou em 2000. É a primeira graduação da área da saúde oferecida pela instituição. O curso tem aulas presencias e duração de cinco anos. Além disso, se destaca com ações práticas nas comunidades do município por meio de projetos sociais.
Converse pelo WhatsApp
Entraremos em contato assim que possível.