Curso de Direito realiza simulado do Exame de Ordem

28 abr

No dia 12 de abril, foi realizado nas dependências da Uniguaçu o III Simulado do Exame de Ordem, precisamente para as turmas do quinto, sétimo e nono períodos do Curso de Direito. O teste faz parte, ao lado das palestras e resoluções coletivas de questões, do rol de atividades preparatórias para realização do exame oficial, o qual é aplicado pela Fundação Getúlio Vargas e que dá ao bacharel o direito de exercer a advocacia.

Trata-se do teste profissional mais visado nos cursos jurídicos e, não raro, mesmo aqueles que não pretendem exercer regularmente a profissão de advogado acabam por realizá-lo. Por tal razão, o Curso de Direito preocupa-se em transmitir aos seus alunos não apenas o conhecimento para resolução das questões propostas mas, também, as aptidões necessárias para a boa e tranquila realização da prova, considerada complexa, extensa e cansativa por aqueles que a realizam.

Conforme o professor do Curso de Direito e coordenador do simulado, João Vitor, o simulado tem se revelado uma grande ferramenta no processo de ensino, pois situa o aluno frente ao real desafio que ele terá pela frente, permitindo, por consequência, sua melhor preparação. Essa atividade já vinha sendo realizado dentro do Curso de Direito, mas nas últimas três versões o teste passou a ser elaborado de forma a refletir, inclusive esteticamente, o exame oficial.

Vale notar que, no contexto discente o simulado é ainda mais instigante nas quintas e sétimas fases, pois são turmas que não tiveram parte do conteúdo cobrado e, no entanto, também deveriam ter cinquenta por cento de acerto para serem consideradas aprovadas a benesse, nesse caso, vem a longo prazo, lembra João Vitor Smaniotto, coordenador do III Simulado, pois tais alunos podem realizar ao longo do curso vários testes e, com isso, acompanhar a evolução e o aprimoramento dos seus particulares aprendizados.

Com tal atividade, o Curso de Direito espera situar o acadêmico em razão de sua própria jornada no mundo jurídico, uma vez esta é composta também por momentos de desafio e superação. Trata-se, em síntese, de preparar o acadêmico para o mundo. “Estou feliz por ter realizado o teste simulado, porque agora sei como responder ao Exame de Ordem com calma e tranquilidade”, comenta Suelen Lopes, acadêmica da nona fase de Direito, ao sair da sala de provas do simulado.