23 out
I CORRIDA DE CARRINHOS DE ROLIMÃ UNIGUAÇU
I – DOS OBJETIVOS
A Competição Universitária de Carrinhos de Rolimã visa à integração entre os alunos de Engenharia Mecânica, professores, funcionários, demais acadêmicos da UNIGUAÇU e a comunidade.
II – DO REGULAMENTO
O presente regulamento possui informações importantes sobre a Competição Universitária de Carrinhos de Rolimã. As informações aqui contidas são soberanas e todos os participantes devem cumprir as regras aqui estabelecidas. A Comissão Organizadora é responsável por cumprir e fazer cumprir as regras deste regulamento. Os participantes que não cumprirem as regras aqui estabelecidas estarão impedidos de participar da competição. A Comissão Organizadora é soberana, em caso de dúvidas, prevalecerá à decisão da Comissão Organizadora. É extremamente necessária a leitura completa deste regulamento, para que sejam conhecidas e compreendidas as regras e dúvidas possam ser esclarecidas.
III – DA PARTICIPAÇÃO
A Competição Universitária de Carrinhos de Rolimã está aberta para qualquer pessoa, sendo duas categorias:
Primeira Categoria (Engenharia); somente os acadêmicos de Engenharia Mecânica poderão fabricar seus possantes, não podendo pilotar, e sim oferecer para outros acadêmicos de qualquer outro curso da UNIGUAÇU, sendo um casal para pilotar a máquina;
Segunda Categoria (Força Livre); aberta a todos outros Acadêmicos, Professores, Funcionários e qualquer pessoa da comunidade, dentro das normas aqui estabelecidas.
IV – INSCRIÇÕES
Período: até dia 30/10/2014.
Forma: serão realizadas mediante preenchimento e entrega da ficha de inscrição disponível com os acadêmicos de Engenharia Mecânica ou no site da instituição. No procedimento de inscrição a equipe deverá informar o nome da equipe, categoria e os nomes dos membros.
Efetivação da inscrição da equipe será realizada mediante:
1- Doação de 01(um) quilo de alimento não perecível, por componente (Não será aceito sal de cozinha ou sal grosso). Os alimentos arrecadados na competição serão doados para uma entidade de assistência social a ser definida.
2- Pagamento de taxa de inscrição no valor de R$25,00 (categoria Engenharia) e R$15,00 (categoria Força Livre)
Para se evitar número excessivo de inscrições, estas serão limitadas, pela ordem de inscrição, em 30 (trinta) carrinhos, para Categoria Engenharia e 40(quarenta) carrinhos para Categoria Força Livre.
V – DAS DATAS, LOCAL E CRITÉRIOS DA COMPETIÇÃO
No dia 31/10, as 20:00h, na quadra de esportes da Uniguaçu as equipes se reunirão para apresentar seus carrinhos para a competição.
A competição será realizada no dia 01 de novembro de 2014, na Av. sete de setembro de Porto União
13:00h – 14:00h: vistoria dos carrinhos;
14:00h – 14:15h: reunião com as equipes;
14:15h – 14:45h: treino livre para testar a pista e fazer ajustes no carrinho;
14:45h: início das baterias seguindo a ordem (Primeira e Segunda Bateria),
Critério da Competição: será descida única de 03 (dois) carrinhos na forma de Mata a Mata (quem chegar primeiro elimina seu adversário), ao final da bateria terá uma bateria de Repescagem onde terá uma única descida de 04 (quatro) carrinhos onde o vencedor volta para a competição e assim por diante ;
VI – ORGANIZAÇÃO DAS EQUIPES E COMPETIDORES
As equipes deverão se organizar da seguinte forma, de acordo com sua categoria:
– Engenharia: 3 Acadêmicos de Eng. Mecânica da Uniguaçu e um casal de pilotos de outros cursos da instituição, todos devidamente matriculados no segundo semestre de 2014;
– Força Livre: Equipes com no máximo 3 integrantes, incluindo o piloto.
Todas as equipes deverão estar devidamente uniformizadas, tendo assim o direito de estar na área do grid e poder participar dos treinamentos e manutenção dos carrinhos.
VII – DO PROJETO DOS CARRINHOS
Categoria Engenharia (oferecida aos acadêmicos de Engenharia Mecânica), será permitido apenas um tamanho de Rolimã, dimensões do carrinho: largura máxima 80cm, comprimento 1,90m, apenas feito de madeira e ou materiais reciclados, não serão permitidas estruturas de metais. Os carrinhos deverão obrigatoriamente ter freio.
Categoria Força Livre, não há restrição quanto ao rolamento a ser usado pelas equipes. Serão permitidos rolamentos de qualquer diâmetro, modelo ou marca. Exceto Roda de Skate. Os carrinhos deverão obrigatoriamente ter freio. As medidas de cada “carrinho” devem ser de no máximo 1,90 m de comprimento por 80 cm de largura. Somente serão permitidos carrinhos de madeira e ou materiais recicláveis, não serão permitidas estruturas metálicas.
Não há restrições quanto ao formato dos carrinhos. Cada equipe está livre para projetar e construir o carrinho de acordo com sua imaginação e criatividade.
VIII – DAS PROIBIÇÕES E OBRIGAÇÕES
Não serão permitidos os seguintes itens no carrinho: rodas de carrinho de supermercado, qualquer acessório que amarre o piloto ao carrinho; estruturas cortantes, pontiagudas que ofereçam perigo aos competidores; qualquer mecanismo de propulsão. Os pilotos deverão estar com pelo menos os seguintes itens de segurança: calça comprida, capacete afivelado, calçado fechado e luva. Não serão aceitos capacetes de brinquedo ou os modelos usados na construção civil. Os itens de segurança não serão fornecidos pela Comissão Organizadora. Os participantes são responsáveis por trazerem seus próprios itens de segurança desde que estejam em acordo com este regulamento.
IX – DO DIA DA COMPETIÇÃO
A competição será realizada no dia 01 de novembro de 2014, na rua 7 de setembro no Município de Porto União a partir das 13h. Neste dia a Comissão Organizadora irá realizar as seguintes atividades com as equipes competidoras:
Vistoria dos carrinhos: a Comissão Organizadora irá aferir as medidas dos carrinhos, seguindo os critérios estabelecidos neste regulamento. Será permitida a adequação dos carrinhos pelas equipes competidoras.
Reunião com as equipes: a Comissão Organizadora irá repassar as regras e algumas recomendações a todas as equipes participantes da competição. Será feito o sorteio das equipes para o MATA A MATA.
WARM UP: cada equipe terá 30 (trinta) minutos para testar a pista e fazer ajustes no carrinho.
Baterias: terminado o tempo do WARM UP a Comissão Organizadora irá iniciar as baterias com as equipes competidoras seguindo a ordem definida.
X – DO PROCEDIMENTO DE LARGADA
Cada equipe deverá indicar o membro da equipe que irá pilotar e qual ira impulsionar, a equipe terá seis metros para impulsionar o carrinho. Caso o impulsionador queime a faixa de largada a equipe será desclassificada na bateria. Só completa a bateria a equipe que cruzar a linha de chegada com os 02 (dois), membros da equipe na Categoria Engenharia.
Após a largada o piloto e o copiloto não poderão impulsionar o carro com os pés ou mãos. Se acontecer qualquer tipo de acidente os 02 (dois) membros da equipe poderão levantar do carro, recolocá-lo na posição de descida e dar no máximo 03 (três) impulsos com as mãos. Em caso de impossibilidade de retorno, a equipe deverá retirar o carrinho da pista imediatamente.
Não será permitido descer sem autorização da Comissão Organizadora da prova, bem como descer deitado ou de bruços. Também não será permitida a manutenção do carrinho em qualquer lugar não autorizado. As equipes que não cumprirem estas regras serão imediatamente eliminadas da competição. Estas instruções são válidas para a Categoria Força Livre.
XI – DAS BATERIAS
A quantidade de baterias será definida em conformidade com o número de equipes competidoras. Durante a realização das baterias somente poderão permanecer no GRID de largada o piloto, o copiloto e o impulsionador.
Cada bateria será disputada por no máximo 03 carrinhos exceto na repescagem. As equipes competidoras em cada bateria serão definidas por sorteio. A largada será sinalizada por uma “Bandeira Verde” que será agitada na linha de largada. O copiloto que queimar a largada desclassifica o carro da prova. O piloto desclassificado receberá “Bandeira Preta”. Em caso de acidente a “Bandeira Amarela” será agitada, portanto atenção. A “Bandeira Quadriculada” será agitada assim que o primeiro carro cruzar a linha de chegada, indicando os vencedores e termino da bateria.
A quantidade de baterias a ser disputada será definida após o período de inscrição pela comissão organizadora. A definição das equipes por bateria será feita por sorteio.
XII – DA CLASSIFICAÇÃO E PRÊMIAÇÃO
DESEMPENHO: as três melhores equipes de cada categoria ganharão:
1o. Lugar – R$ 300,00
2o. Lugar – R$ 100,00
3o. Lugar – R$ 50,00
DESIGN: os três carrinhos com maior destaque em sua aparência, eleitos por uma comissão de professores e fundionários da UNIGUAÇU ganharão:
1o. Lugar – R$ 300,00
2o. Lugar – R$ 100,00
3o. Lugar – R$ 50,00
XIII – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
A Comissão Organizadora não se responsabilizará por atitudes inapropriadas dos competidores, bem como danos físicos e materiais causados aos ou pelos competidores, os acadêmicos de Engenharia Mecânica e a Uniguaçu desde já agradece e contam com a presença de todos.
Comissão Organizadora.
União da Vitória, maio de 2014.
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