17 maio
Na noite de terça-feira, 16, a professora Larissa Jagnez, docente e coordenadora do curso de Engenharia Civil da Uniguaçu, esteve em São Paulo para receber o terceiro lugar no 4º Prêmio ISB – Prêmio Instituto Sprinkler Brasil de Trabalhos Técnicos e participar do lançamento do livro Coronel Armani.
A conquista do prêmio se deve ao trabalho de monografia da docente, intitulado “Estudo sobre a escolha do fator de vazão no dimensionamento do sistema de chuveiros automáticos”, que fez parte da sua especialização em Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico, na PUC-PR, e teve orientação do Major Ivan Ricardo Fernandes.
A professora Larissa Jagnez comenta a sua felicidade com a conquista do terceiro lugar no prêmio. “O prêmio é muito interessante para ampliar as pesquisas nessa área e mostrar a importância dos sistemas preventivos, especialmente, dos Sprinklers”, comenta a professora. “Ano que vem será lançado o e-book do trabalho, e é muito gratificante poder contribuir para divulgar textos técnicos na área de Prevenção Contra Incêndios, pois temos pouca literatura nacional ainda”, acrescenta a docente.
Sobre o trabalho
O objetivo da monografia, intitulada “Estudo sobre a escolha do fator de vazão no dimensionamento do sistema de chuveiros automáticos”, foi mostrar as vantagens da utilização dos sistemas de sprinklers em uma edificação, pois ele opera de forma automática e sem a presença de um operador para o sistema. A professora explica que o sistema é pouco exigido perante as normas de prevenção. “Mesmo sendo uma alternativa para outros sistemas, ele acaba não sendo instalado, muitas vezes em consequência do custo de instalação”, conta.
O trabalho teve como proposta a análise dos sistemas de chuveiros automáticos dimensionados, a fim de se chegar ao valor do fator K, o fator de vazão, que representasse a melhor proporção entre vazão e pressão requeridas pelas normas, para se obter um sistema economicamente mais viável.
Converse pelo WhatsApp
Entraremos em contato assim que possível.