Clínica Veterinária Escola Uniguaçu completa 11 anos de atendimento

29 ago

A Clínica Veterinária Escola Uniguaçu veio para suprir as necessidades do curso de Medicina Veterinária. Desde o início a Uniguaçu de esforçou para adequar a estrutura curricular do curso aos critérios de qualificação estabelecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

O curso, que teve início em 2006, visou sempre obter práticas voltadas ao bem-estar animal, ao meio ambiente, ao empreendedorismo do egresso e a prática da vigilância sanitária. Foi então que, em 2007, foi inaugurado o Ambulatório Veterinário, para atendimento aos pequenos animais da comunidade, assim como coleta de materiais para aula prática.

O Departamento Veterinário Linus Brauchner de Pequenos Animais, hoje denominado como Clínica Veterinária Escola Uniguaçu, foi inaugurado no dia 29 de agosto de 2008, e desde então vem promovendo atendimento à comunidade com procedimentos clínicos, cirúrgicos e reprodutivos de animais de grande porte, de companhia, animais silvestres e exóticos. Também são realizados exames laboratoriais e de diagnósticos por imagem.

Além do atendimento à comunidade, são realizadas, na Clínica, aulas práticas no período matutino. Em 2009, houve a inauguração do Departamento Veterinário José Fernando Dissenha para Grandes Animais e da Fazenda Experimental. Desde então, também são realizados atendimentos em bovinos, ovinos, caprinos, equinos e suínos, bem como em caso de necessidade cirúrgica, o mesmo possui um centro cirúrgico específico, podendo ser utilizado para a cirurgia destas espécies.

Atualmente
A Clínica Veterinária Escola Uniguaçu realiza mais de mil atendimentos e em torno de 1.240 cirurgias ao ano. Houveram grandes investimentos financeiros e algumas mudanças que vieram para possibilitar aos acadêmicos ensino com mais qualidade e agilidade no atendimento a toda comunidade.

A Clínica tem como responsável técnica a médica veterinária Kamilla Rissioli, que iniciou sua história com a Clínica em 2013 como estagiária de pós-cirúrgico, onde ficou 2 anos como acadêmica e após formada prestou prova de monitoria, onde ficou mais um ano trabalhando. “Foi quando recebi a proposta para coordenação da Clínica. Sinto-me muito feliz e realizada por estar aqui, aonde aprendi e aprendo muito, adquiri maturidade tanto pessoal quanto profissional. É uma emoção fazer parte da trajetória da Clínica. Sou privilegiada por ter um trabalho que me motiva todos os dias. Sempre serei grata a esse lugar e por todas as coisas que me proporcionou e me proporciona em minha vida”, afirma Kamilla.

O professor João Estevão Sebben é o coordenador do curso de Medicina Veterinária e esteve presente desde o início, vendo toda sua estrutura e fazendo parte desta construção. Segundo ele, o objetivo da Clínica é atender a parte pedagógica e o atendimento a comunidade carente. “Em todos esses anos já foram feitos inúmeros atendimentos através da nossa assistência social. Temos também vários convênios com as prefeituras da região para atendimentos de cães, gatos, animais silvestres e de grande porte para castração, tratamentos, etc. Além disso, temos outros convênios, entre eles com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), com a Secretaria do Meio Ambiente e com a Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina. Estou orgulhoso em fazer parte desta história, pois a Clínica é referência regional em todas as modalidades de atendimento e nesses 11 anos foram mais de 25 mil atendimentos realizados.”

A Reitora da Uniguaçu, professora Marta Borges Maia, comenta que a Clínica tem uma importância enorme para a vida acadêmica e para o profissional que irá se inserir no mercado de trabalho. “Nós almejamos sempre o melhor para a Instituição e para os acadêmicos. A Clínica veio para suprir as necessidades do curso e também para garantir mais um compromisso nosso com a comunidade de União da Vitória e região em relação aos atendimentos veterinários. Parabéns aos responsáveis pela Clínica por manterem sempre a qualidade no atendimento demandado nesses anos.”