Clínica de Fisioterapia Ugv reinaugura após ampla reforma

10 ago

Depois de um primeiro semestre produtivo, com 2.693 sessões realizadas e mais de 300 pacientes atendidos, a Clínica-escola de Fisioterapia da Ugv – Centro Universitário entrou em recesso acadêmico com o sentimento de dever cumprido.

E agora em agosto, a clínica retorna aos atendimentos para o segundo semestre, mas com uma novidade: ela foi amplamente reformada!

A reinauguração do espaço aconteceu na manhã de quinta-feira, 10 de agosto, com a presença de acadêmicos, professores e colaboradores da Instituição, além de outros convidados especiais e autoridades do município de União da Vitória (Gilberto Gonçalves,  Secretário  de Meio Ambiente e Carlos Diego Train, Secretário de Saúde).

Para o reitor da Instituição, professor Edson Aires da Silva, o objetivo da reestruturação da Clínica é justamente a busca por melhor atendimento:  “Estamos sempre preocupados em melhorar os  espaços, de forma que nossos alunos tenham uma boa estrutura, com qualidade, modernidade e conforto”, explica.

A reforma foi realizada para melhorar a qualidade das sessões fisioterapêuticas prestadas na clínica, inaugurada em maio de 2004. Desde seu início, o espaço é utilizado pelos acadêmicos do 8º e 9º período do curso de Fisioterapia, que realizam seu Estágio Supervisionado prestando os atendimentos de forma individualizada para cada paciente, pessoas da comunidade, sob a supervisão dos professores.

O coordenador do curso de Fisioterapia, professor e fisioterapeuta Marcos Ruski, explica que nova clínica-escola de Fisioterapia da Ugv tem capacidade para atender uma média de 20 pacientes por hora, de forma individualizada. No total, são 11 box de atendimento, sendo 9 convencionais, um de gameterapia e um pediátrico. Com a reforma, eles passaram por uma expansão de tamanho, visando o conforto dos pacientes durante a sessão.

O espaço também possui uma área de hidroterapia com piscina aquecida e uma sala de Fisioterapia Neurofuncional com três tatames, possibilitando o atendimento de seis pacientes simultaneamente.

Uma das novidades da reforma é a área de fisioterapia esportiva, com grama sintética, para atuar na prevenção e tratamento de lesões relacionadas à práticas de esportes e atividades físicas.

Além de tornar o espaço mais moderno e aconchegante para os pacientes, a reforma também trouxe mais organização para os acadêmicos, com a nova sala de preparo e paramentação pré-atendimentos.

Para os professores supervisores de Estágio, Prof. Iago Vinicios Geller e Prof. Willian Amauri Amarantes, a reforma da clínica beneficia os alunos e docentes, que ganham um novo espaço para aulas práticas e desenvolvimento de estágios. Mas a maior beneficiada é a comunidade, que terá acesso a um atendimento gratuito, com ainda mais qualidade e conforto.

Os dois principais tipos de atendimento realizados na clínica são de fisioterapia ortopédica e neurológica, mas o espaço, equipamentos e equipe de alunos estagiários também são preparados para atender casos de fisioterapia respiratória, cardiológica, pediátrica, pilates, RPG, hidroterapia, entre outros.

Quem realizou o projeto arquitetônico da reforma foram acadêmicos do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Instituição (EMAU), Cynthia Nunes,  Eduardo de Lima Souza e Mário Patruni, juntamente da professora Daice Krebs. A equipe de Comunicação e Marketing da Ugv ajudou no layout final, com destaque também para as pinturas artísticas na parede, um desenvolvimento da equipe junto da artista Bruna Santos.

Os agendamentos para atendimentos fisioterapêuticos podem ser feitos diretamente na secretaria da clínica ou pelo telefone/whatsapp (42) 3522 9162. Não é necessário encaminhamento médico, a avaliação é realizada pelos estagiários e professores responsáveis pela clínica.