Centro Universitário Vale do Iguaçu adere ao Projeto Universidade Amiga da Justiça Eleitoral do Paraná

11 maio

Na última sexta-feira, 06, o reitor do  Centro Universitário Vale do Iguaçu, professor Edson Aires da Silva, assinou um acordo de cooperação técnica do Programa Universidade Amiga da Justiça Eleitoral (Uniamiga) com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura.

O programa é uma parceria entre faculdades e universidades públicas e privadas de todo o Estado do Paraná, que tem como objetivo proporcionar aos estudantes o protagonismo tanto no conhecimento do funcionamento da Justiça Eleitoral, quanto no conhecimento relativo ao processo eleitoral, voto consciente e confiabilidade do sistema eletrônico de votação.

Além de assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, bem como alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e, promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionando o acesso à justiça para todos, construindo instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

A parceria entre a instituição e o órgão visa ainda a concessão mínima de 60 horas extracurriculares aos acadêmicos que exercerem a função de mesários nas Eleições 2020, quando atuantes nos dois turnos da eleição e de 30 horas, quando a atuação for em um turno somente.

A assinatura aconteceu durante o Encontro Regional de Combate à Desinformação e Fomento à Inteligência e à Segurança do Processo Eleitoral e das Urnas Eletrônicas (Encosegue) que aconteceu no auditório do Centro Universitário Vale do Iguaçu, Salão Nobre Prof. Dr. Wilson Ramos Filho.

Como se inscrever

Para participar do Programa, os acadêmicos do Centro Universitário Vale do Iguaçu e Faculdade Vale do Iguaçu Canoinhas, que tenham domicílio eleitoral no Paraná, devem primeiro se inscrever como voluntários (as)  pela internet, no Canal do Mesário

As inscrições já estão abertas, no entanto, a previsão do TRE é de começar a chamar a partir de julho. Após isso, será necessário realizar o treinamento presencial ou virtual fornecido pela Justiça Eleitoral e trabalhar nas eleições no 1° e no 2° turno (se houver).

Vantagens para o acadêmico:

Além das horas extracurriculares, quem trabalha nas eleições tem direito a:

– Dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, sem prejuízo de salário;

– Auxílio-alimentação para o dia da eleição;

– Vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral, quando expresso no edital;

– Vantagem de desempate em outros concursos públicos, quando previsto em edital;

– Isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados pelo Poder Público Estadual (Lei 19.196/2017).

*Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social do TRE-PR