APS como metodologia Inovadora de Ensino

25 jul

Essa semana foi destinada a reuniões com os acadêmicos de vários cursos, para apresentar as novas metodologias de ensino que serão utilizadas pelo Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu). O processo de modernização do mundo, bem como a expansão da globalização trouxe à educação vários processos a serem assimilados, entre eles diferentes perfis de estudantes, os quais estão focados em questões tecnológicas, principalmente de construção e disseminação de conhecimento, ainda mais se for mediado por tecnologia.

Assim, a maioria dos estudantes buscam metodologias que os tornem sujeitos autônomos, capazes de aliar a teoria e a prática de forma clara e objetiva. Por esse motivo, a Uniguaçu repensou o desenvolvimento de práticas e metodologias que sejam capazes de atender às necessidades dos estudantes, focando na formação profissional, reiterando o compromisso com a educação de qualidade.

Assim, em 2019, a Uniguaçu, em conformidade com o que prevê a legislação em vigor (Portaria MEC 1428/2018), bem como de acordo com a Resolução 28/2018, implementou as Atividades Pedagógicas Supervisionadas (APS), em todos os seus cursos de graduação. APS são atividades desenvolvidas sob a orientação, supervisão e avaliação de docentes e realizadas pelos acadêmicos em horários diferentes daqueles destinados às atividades presenciais e equivale a uma disciplina do curso, com carga horária dentro do curso. São consideradas APS: estudos dirigidos, trabalhos individuais, trabalhos em grupo, desenvolvimento de projetos, atividades em laboratório, atividades de campo, oficinas, pesquisas, estudos de casos, seminários, desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, dentre outras.

Para o desenvolvimento das atividades os acadêmicos têm acesso a um Ambiente Virtual exclusivo, no qual os professores desenvolvem atividades relacionadas às aulas, pré-selecionadas, realizam a postagem com prazos determinados e há um supervisor para orientar e analisar as atividades.

As metodologias ativas são parte integrante da proposta, a qual leva em consideração a construção de um acadêmico autônomo e capaz de desenvolver conhecimentos diversos, de forma plural, inter, multidisciplinar. O Ambiente Virtual garante o processo de supervisão realizada pelos docentes, que são assessorados por uma Equipe Multidisciplinar que é responsável pela análise, orientação, formação e acompanhamento das atividades.

Além da Equipe Multidisciplinar, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) de cada curso também desenvolve o processo de acompanhamento e auxílio aos professores supervisores.

Com essa metodologia, prevê-se que o desenvolvimento de profissionais formados com mais autonomia e capazes de resolver problemas, reforçando o Compromisso Social e o Ensino pra Valer.