29 maio
Acompanhados pela professora Juliana Pessi Mayorca, os acadêmicos do primeiro período de Administração foram até o Cine Luz assistir ao documentário Nem caroço nem casaca – uma história de Quilombolas.
O roteiro gira em torno de uma estrada no interior do Maranhão que une os moradores de seis comunidades quilombolas. Tendo como ponto de partida a cidade de Viana, o filme apresenta o cotidiano destes povoados, ligados pelo mesmo passado de luta e escravidão, onde família, educação, religião, cultura e amor são ferramentas de resistência.
“Quilombos são comunidades formadas por escravos quando conseguiam fugir dos senhores de engenho. Criavam suas casas e suas famílias às escondidas, enquanto lutavam pela resistência de sua cultura e a busca pela liberdade. Esses quilombos existem até hoje, e seus residentes- os quilombolas- permanecem na luta por seus direitos e sobrevivência”, explica a professora Juliana.
Após a exibição do filme, aconteceu um debate com o diretor Will Martins, e parte de sua equipe. Participaram também os professores Ilton Martins e Caio Bona Moreira, da UNESPAR, que engrandeceram a discussão acerca desse tema. “Os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da história dos afro-brasileiros, bem como pensar a diversidade e riqueza cultural de nosso país, perpassando por questões políticas e estéticas a partir do premiado documentário, eleito o melhor de 2013”, afirma a professora.
Converse pelo WhatsApp
Entraremos em contato assim que possível.