02 set
A Campanha Agosto Azul incentiva homens a se cuidarem. Foi na disciplina de saúde pública ministrada pela professora Marly Della Latta que os acadêmicos dos cursos da área da saúde abordaram o tema relacionado a saúde do homem. Em 2012, foi instituído no Estado do Paraná que o mês de agosto seria dedicado à realização de ações para incentivar a prevenção e a promoção da Saúde do Homem (Lei n°17.099, de 28 de março de 2012). O objetivo principal é motivar uma mudança cultural para que homens procurem atendimento médico e verifiquem sua condição de saúde com mais frequência, antes que doenças se manifestem de forma mais grave. Exames simples como testes para diabetes, hipertensão, aids e hepatite estão disponíveis na rede pública de saúde e podem identificar enfermidades ainda em estágios iniciais.
Esse ano, a campanha chama a atenção para os malefícios do uso do tabaco, um dos principais responsáveis pelas mortes das pessoas em todo o mundo. A discussão do tema tem como objetivo alertar para a importância da adoção de hábitos saudáveis de maneira que o curso da vida não seja interrompido precocemente.
Quem deseja parar de fumar deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima para ser encaminhado até um dos 250 ambulatórios especializados no tratamento da pessoa tabagista no Paraná. O tratamento é realizado por profissionais de Saúde especializados na área e tem a duração de 1 ano – tempo necessário para que o fumante deixe o vício e não tenha recaídas. Em 2013, mais de 11 mil paranaenses deixaram de fumar com apoio das equipes de Saúde.
Pela manhã os cursos de Enfermagem e Fisioterapia desenvolveram ações de promoção à saúde do homem, na praça em frente ao clube Apolo no centro de União da Vitória, e a noite o curso de Nutrição complementou as ações com a distribuição de informações sobre a prevenção aos acadêmicos na Faculdade, juntamente com a distribuição de suco de tomate, que é rico em licopeno, uma das substâncias antioxidantes, que previne o câncer de próstata. Os cursos estão de parabéns por mais essa ação de prevenção, relata a professora Marly.
Converse pelo WhatsApp
Entraremos em contato assim que possível.