31 mar
Os acadêmicos do primeiro período de Nutrição estudaram durante o primeiro bimestre, sobre a mudança dos hábitos alimentares e a transição nutricional no Brasil, onde a população apresenta índices menores de doenças, como infecções e altos índices de doenças crônicas não transmissíveis como obesidade, diabetes e hipertensão.
Foi visto em sala de aula sobre a classificação NOVA que foi criada em 2016 com o objetivo de categorizar os alimentos de acordo com o seu processamento, criando quatro classificações distintas como: ALIMENTOS 1) in natura, e minimamente processados, 2) ingredientes culinários processados, 3) alimentos processados e 4) alimentos ultraprocessados.
Os acadêmicos também assistiram no auditório do Francisco Cléve ao documentário “Muito Além do Peso”, que relata como essas mudanças no padrão de alimentação do brasileiro e o marketing da indústria alimentícia afeta principalmente as crianças.
Ao final das atividades, os acadêmicos participaram de uma aula prática no laboratório onde desenvolveram receitas saudáveis que substituem os ultraprocessados e podem ser consumidas por pessoas de todas as faixas etárias.
Os alunos elaboraram:
Nuggets de frango
Yakult®
Danoninho®
Nutella®
Pão de queijo
Cookies de chocolate
Catchup
Gatorade®
Converse pelo WhatsApp
Entraremos em contato assim que possível.