Acadêmicos do curso de Agronomia do nono período realizam visita técnica ao porto de Paranaguá

12 maio

No dia 25 de abril, os alunos nono período de Agronomia, na disciplina de “Secagem, beneficiamento e armazenamento de grãos”, juntamente com o professor, Elizandro Fochesatto, realizaram uma visita técnica ao porto de Paranaguá, com objetivo de proporcionar aos alunos o conhecimento técnico de todas as operações que são realizadas no porto de Paranaguá, com foco principal nos processos de armazenamento exportação de grãos (soja e milho) e importação de trigo.

Historicamente é o maior porto graneleiro da América latina, com início em 1872. Atualmente é um dos mais importantes centros de comércio marítimo do mundo, com localização estratégica e uma das melhores infraestruturas da América Latina. Na atualidade, o porto possui área total de 2,3 milhões de m2, sendo o segundo maior cais do Brasil com 4.232m de extensão. Possui complexo graneleiro com capacidade de exportação de 1,55 milhões de toneladas de grãos. Capacidade de armazenamento de 27 mil caminhões. Já a capacidade armazenamento de produtos graneleiros importação é de 3 milhões de toneladas. No cenário atual, o volume de carga do porto é de 46 milhões de toneladas ano.

Neste sentido, o porto de Paranaguá se destaca como o primeiro em exportação de farelo de soja e óleo vegetal, em segundo lugar na exportação de açúcar, milho, algodão, papel, álcool e veículos. No quesito importação se destaca como primeiro em fertilizantes. Ainda devido as obras de investimento na ampliação e aprofundamento do canal de navegação hoje recebe os maiores navios porta contêineres, os quais exportam e importam muitos produtos dentre eles, a exportação de frio (carnes e seus derivados) para outros países.

É importante destacar também a preocupação e responsabilidade que o porto de Paranaguá possui em relação ao meio ambiente, dentre os programas ambientais se destaca a gestão ambiental, educação ambiental, gerenciamento de resíduos sólidos, efluentes, monitoramento da qualidade da água e sedimentos dentre outros. Assim, contribui para que o meio ambiente seja mantido o mais preservado possível.

Segundo o professor Elizandro Foches, a visita técnica foi um sucesso. “Os alunos tiveram a oportunidade de ver na prática as potencialidades do porto de Paranaguá, além de que, adquirir conhecimento de todos os processos de funcionamento e administração do porto e também saber para onde são destinados os produtos que são produzidos e processados no nosso país”, conta.