05 jul
O ambulatório de cardiologia foi idealizado com o objetivo de atender os pacientes na Fase II da Reabilitação Cardíaca, que são os pacientes que sofreram um Infarto por exemplo e já passaram pela Fase I da Reabilitação que acontece em ambiente hospitalar, ou seja, pacientes pós-alta hospitalar. Podem ser atendidos no ambulatório também pacientes de pós-operatório de cirurgia cardíaca como troca valvar, reparação de cardiopatia congênita, transplante cardíaco e os pacientes que são considerados de risco para desenvolver doença cardiovascular: Hipertensão arterial Sistêmica, Diabetes, Obesos, Sedentários, Tabagistas e pacientes com histórico familiar de doença cardiovascular.
A Fase II dura em média três meses e os pacientes são admitidos no programa após indicação do cardiologista, somando ao teste de esforço com o objetivo de identificar a capacidade funcional de cada indivíduo. A partir de então, uma avaliação fisioterapêutica é realizada e um plano individual é traçado. As atividades realizados envolvem exercícios de alongamento e fortalecimento muscular, exercícios aeróbicos em esteira, bicicleta e ao ar livre e técnicas de relaxamento e de treino respiratório.
As atividades foram realizadas na disciplina de Cardiologia Aplicada à Fisioterapia, ministrada pela professora Prof.ªMs.ª Bárbara Camila Flissak Graefling e tem retorno no próximo ano.
Converse pelo WhatsApp
Entraremos em contato assim que possível.