13 jun
Durante os meses de maio e junho de 2016, utilizando o método da problematização de Maguerez, os acadêmico de Enfermagem do sétimo período que cursam a matéria de Educação em Saúde II, foram à campo coletar dados e realizaram uma observação da realidade de uma escola de União da Vitoria. Desta realidade observada extraiu-se questionamentos dos alunos de faixa etária de 12 a 17 anos, sobre os temas sexualidade, gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos.
Elencou-se os pontos chaves destes temas pelos acadêmicos de enfermagem e houve a teorização e hipóteses de soluções. Atualmente, os acadêmicos de enfermagem estão em campo, desenvolvendo ações educativas dinâmicas que são aplicadas na realidade da escola foco do estudo por um período de dois meses.
Trata-se da realização de ações educativas onde destaca-se o papel do enfermeiro educador, baseando-se nas metodologias ativas, que visam a participação ativa e autônoma na própria aprendizagem; a busca contínua pelo autodesenvolvimento e um processo contínuo de ação-reflexão-ação, tanto pelos acadêmicos como pelos alunos da escola pública de União da Vitoria.
A matéria educação em saúde II envolve as metodologias ativas, cujo objetivo é estimular o estudante a falar e pensar, e ainda, desenvolver a habilidade de comunicação, competências intelectuais e o crescimento. Caracterizam-se pelas motivações intrínsecas e o despertar da iniciativa dos alunos que precisam descobrir o que devem aprender. “Esse é um dos papéis fundamentais do enfermeiro, enquanto educador perante a comunidade”, salienta a professora que ministra a matéria Ana Paula Hupalo Sosa.
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