28 set
Utilizando o método da problematização de Maguerez os acadêmicos de enfermagem do oitavo período que cursam a matéria de educação em saúde II, foram a campo coletar dados e realizam uma observação da realidade de uma escola de Porto Uniao.
Desta realidade observada extraiu-se questionamentos dos alunos de uma faixa etária de 12 a 16 anos, sobre os temas sexualidade, gravidez na adolescência, Doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos. Elencou-se os pontos chaves destes temas, pelos acadêmicos de enfermagem e houve a teorização e hipóteses de soluções. Atualmente os acadêmicos de enfermagem estão na Uniguaçu desenvolvendo ações pedagógicas dinâmicas que serão aplicadas a realidade da escola foco do estudo no mês de outubro e novembro.
Trata-se da realização de ações educativas onde destaca-se o papel do enfermeiro educador, baseando-se nas metodologias ativas, que visam a participação ativa e autônoma na própria aprendizagem; a busca contínua pelo autodesenvolvimento e um processo contínuo de ação-reflexão-ação tanto pelos acadêmicos como pelos alunos da escola pública de Porto União. A matéria educação em saúde II envolve as metologias ativas cujo objetivo é estimular o estudante a falar e pensar, e ainda, desenvolver a habilidade de comunicação, competências intelectuais e o crescimento. Caracterizam-se pela motivações intrínsecas e o despertar da iniciativa dos alunos que precisam descobrir o que devem aprender. Esse é um dos papéis fundamentais do enfermeiro enquanto educador perante a comunidade salienta a professora que ministra a matéria Ana Paula Hupalo Sosa.
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