Acadêmicos de Enfermagem participam de encontro sobre o protagonismo juvenil

28 abr

Os estudantes do curso de enfermagem, acompanhados pelo Professor Enfermeiro Valter Oliveira, participaram no dia dez de março, em Curitiba, do I Encontro Estadual de Protagonismo Juvenil na Prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais. O objetivo foi mobilizar estudantes de 63 universidades e faculdades, professores, profissionais de saúde e gestores em uma rede de protagonistas para divulgar as formas de prevenção das DSTs em todo o Paraná, atualmente o jovem é a principal vítima e também o principal agente transformador para reduzir o número de casos novos de Aids, Hepatites Virais e outras DSTs no Estado. Este evento pretende reduzir os índices de infecção do vírus do HIV e hepatites virais, colocando o Jovem em papel principal, para esta prevenção , com o tema principal deste encontro “ essa idéia pega “ a Secretaria do Estado da Saúde, enfoca no papo de Jovem para Jovem, reduzindo assim o números de Infecções.

Conforme o professor, em relação à Aids, por exemplo, um estudo da Secretaria Estadual da Saúde aponta que quase metade dos casos (49%) diagnosticados no Paraná é de pessoas com idade entre 20 e 34 anos. O dado mostra que esta faixa etária está mais vulnerável à transmissão do HIV e por isso as campanhas educativas devem ser focadas neste público. Também há a questão das hepatites virais, que atualmente são responsáveis por uma verdadeira epidemia silenciosa.

“Desde 2013, o Governo do Estado promove oficinas regionais para levar a discussão das DSTs para dentro das universidades. Essas oficinas já estão dando resultado e, além de informar o jovem, também fomentam a criação de projetos educativos com o envolvimento dos estudantes. Para os acadêmicos do curso de enfermagem foi uma experiência impar”, comenta a coordenadora do curso, professora Marly Della Latta.