Acadêmicos de Agronomia visitam propriedade agroecológica pioneira da região

07 abr

Os alunos do quinto período do curso de Agronomia da Uniguaçu visitaram a propriedade agroecológica de Aires e Madalena Niedezelski na comunidade do Pintado em Porto União.

De acordo com o professor da disciplina de Agroecologia Anésio da Cunha Marques, o agricultor e técnico agrícola Aires Niedezelski foi um dos pioneiros da agroecologia na região, se dedicando ao cultivo de alimentos sem o uso de adubação química e sem agrotóxicos desde 1990.

Foi o primeiro feirante ecológico da região e um dos fundadores da Afruta (Associação de agricultores agroecológicos de Porto União), da Comsol (Cooperativa de Comercialização Solidária) e também da Rede Ecovida de Certificação Participativa.
“Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho da família e todo o processo de organização da produção e dos trabalhos associativos. Na visita também foi possível conhecer as práticas agroecológicas desenvolvidas na propriedade como o preparo de adubos orgânicos, controle de plantas invasoras, manejo de abrigos e controle de pragas e doenças”, diz o professor.